Na perspectiva de fortalecer a missão institucional relacionada à atividade de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o CLBI tem muito orgulho de promover, em conjunto com outros órgãos, o VI Fórum de Pesquisa e Inovação (VI FoPI-CLBI/2016) que será realizado no período de 7 a 9 de novembro de 2016, das 8hs às 17hs.

Nesse contexto, o VI FoPI pretende proporcionar uma ótima oportunidade e um excelente momento para debater ideias e trocar experiências entre os mais diversos profissionais, não só do setor aeroespacial e/ou da comunidade acadêmico-científica, como também daqueles que se identificam com as atividades espaciais e seus inúmeros desafios, sejam eles no campo educacional, científico, tecnológico e/ou da regulamentação jurídica.

O VI FoPI terá como objetivo debater e divulgar atividades científico-tecnológicas, de pesquisa e de outros campos de atuação correlacionados com o tema central do evento: “Vocação Aeroespacial”.

 



Em particular, com a expectativa de explorar campos de conhecimentos diversos, o tema “Vocação Aeroespacial” foi dividido em quatro eixos temáticos, a saber: (C) Ciências Climáticas e Atmosféricas; (L) Tecnologia Aeroespacial; (B) Educação e Espaço; e (I) Direito Aeroespacial.

O tema central do evento foi inspirado pela iminente inauguração do Centro Vocacional Tecnológico - Espacial (CVT-Espacial) nas instalações do Centro, fruto da parceria entre CLBI e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O CVT-Espacial terá como finalidade desenvolver e apoiar a Disseminação da cultura espacial e científica no Brasil e despertar o interesse de futuros jovens Profissionais para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no setor
Aeroespacial.

As inscrições para participação do evento estarão abertas a partir de 1º de agosto até 31 de Outubro de 2016. A princípio serão disponibilizados três lotes de inscrição, a saber: 1º lote de 1º a 31 de agosto de 2016; 2º lote de 1º a 30 de setembro de 2016; 3º lote de 1º a 31 de outubro 2016. Em todos os casos, a disponibilidade de vagas é limitada e sujeita a confirmação.
 
Por fim, as inscrições serão aceitas para ouvintes ou palestrantes (apresentação oral ou sessão de pôster, mediante submissão de trabalhos). O período para submissão de trabalhos será de 18 de julho de 2016 até 30 setembro de 2016.


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica, relacionados com a Política da Aeronáutica para Pesquisa e Desenvolvimento e com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais.

 

ComC&T- Assessoria de Comunicação e Produtora