DAECT - Gestão Atual

O Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia (DAECT) é a entidade representativa e de congregação dos estudantes da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O DAECT tem a função de organizar e expressar as vontades, os anseios e as posições políticas dos estudantes. Para tanto, realiza discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos os que quiserem participar. Tudo isso visando à defesa dos interesses estudantis, ao aprimoramento do ensino na UFRN, do sistema universitário e das condições de vida e de lazer do estudante.

Também são funções do DAECT a organização de atividades acadêmicas extracurriculares, tais como palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; o encaminhamento de reivindicações dos estudantes; a mediação de conflitos individuais e coletivos entres estudantes e universidade; a realização de atividades culturais: feiras de livros, festivais diversos.

A relação que o Diretório Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta ou independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional. Através de assembleias estudantis, fóruns, enquetes, entre outras instâncias, o DAECT viabiliza a tomada de decisões do coletivo de seus estudantes.

Essa entidade foi inicialmente formada pelos graduandos Alexandre Marinho, Anderson Dantas e José Bruno de M. Wanderley, componentes da primeira turma do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT) em 2009.2, aos quais se agregaram outros acadêmicos interessados: Anaíra Silva, Hugo Dantas, Felipe Lima, entre outros.

O primeiro projeto do Estatuto do DAECT foi aprovado na Assembleia Geral de 19 de maio de 2010, e a primeira eleição para os cargos desse diretório ocorreu no dia 23 de junho do mesmo ano.

Todos os estudantes regularmente matriculados no BCT têm direito a voz e voto na assembleia geral. Dessa forma, constata-se que o DAECT não é composto por apenas uma diretoria, mas por aproximadamente 3.500 graduandos em Ciências e Tecnologia. Por meio do DAECT, é possível encaminhar reivindicações e sugestões sobre as condições de ensino e de infraestrutura oferecidas, tirar dúvidas sobre questões relacionadas à vida acadêmica e defender os interesses estudantis junto à Coordenação do Curso, à Direção da Unidade e aos demais órgãos da UFRN.

Gestão atual do DAECT

Para viabilizar o funcionamento da entidade, o DAECT conta com uma diretoria, eleita por seus membros, como o órgão executivo e de deliberação cotidiana, que representa e administra a entidade nos seus vários aspectos. A duração do mandato do diretório é de um ano. Acima da diretoria, existe a assembleia geral, que é o fórum máximo de decisão dos membros do DAECT. Suas decisões são soberanas e se sobrepõem a todas as decisões dos outros fóruns da entidade.

Em sua terceira gestão, eleita por votação online no dia 25 de abril de 2013, o DAECT passou a ter a seguinte composição:

  • Ana Luísa Moura Gadêlha (presidente),
  • Diego Silveira (vice-presidente),
  • Anna Beatryz Melo, Cláudio Lima, Iago Pereira, João Paulo Farias, Jonhattan Rangel, José Murilo, Josué Lima, Jútima, Lorena Martins, Marcílio Pereira, Paulo César, Rafael Matos, Willian Soares e Yago Caetano (coordenadores).

Para saber mais ...

Mas... Afinal de contas, o que é o BCT? Como esse curso funciona? O que ele tem a me acrescentar? Quais são as especificidades desse bacharelado? Que caminhos se abrem para mim, graduando do BCT? Se você tiver essas ou outras dúvidas, se quiser fazer alguma reivindicação, oferecer uma sugestão, se precisar de alguma ajuda, procure o DAECT!

Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 9809-0550 (Ana Luísa)
Sala no 2º andar (próxima à escada e à Sala 01)