A atual direção da Escola de Ciências e Tecnologia, composta pelos professores Douglas Nascimento e Josemar de Oliveira, tomou posse no dia 28 de setembro e, desde então, tem trabalhado na gestão da Unidade Acadêmica e no planejamento para os quatro anos no comando da ECT. Para saber quais foram as primeiras ações da nova diretoria, a ComC&T conversou com o vice - diretor,  Josemar , que falou como estão sendo as semanas iniciais da gestão.

“Quando a gente iniciou o desejo de tentar assumir a direção da Escola, a visão que eu tinha é que havia muita coisa para fazer, que a gente tinha um trabalho muito grande. Mas eu não estou aqui pra resolver todos os problemas de todo mundo aqui dentro da Escola. Eu estou aqui pra resolver os problemas que dizem respeito à direção. Nós estamos tendo muito cuidado de assumir as tarefas que são nossas e cuidar muito bem delas. Porque se a gente começar a querer fazer tudo, a gente acaba não fazendo nada”.

O vice diretor falou que eles estão aprendendo o trabalho e como dividir as funções. “Nessas primeiras seis semanas a gente tentou entender o trabalho. O que é rotina, o que não é rotina. Apagar alguns incêndios. Saber como agente vai se posicionar politicamente. Todos os órgãos da universidade são colegiados”. E saber como se posicionar e gerenciar isso politicamente é importante. Nos primeiros quinze dias, a gente fez muitas reuniões externas, depois a gente fez um trabalho mais interno e agora vai ser um trabalho mais eu e de Douglas”.

“A gente já fez reuniões com cada área da Escola, eu fiz uma avaliação dos últimos três anos em termos de ensino, fizemos um trabalho de sensibilização com os professores para que eles atualizem seus currículos, porque a partir dessas informações é que a gente vai ter embasamento pra  estabelecer metas de crescimento no número de publicações”, concluiu.

O vice-diretor também falou que a principal meta da direção, no momento, é definir o plano de gestão, também conhecido como plano quadrienal , que é um planejamento de metas para os quatro anos de direção.  “A gente quer chegar ao início de 2016, com objetivos muito claros, as nossas perspectivas para os próximos quatro anos e saber no que vamos investir. É vital que a gente conclua esse plano”.

E revelou qual é a principal dificuldade dos primeiros dias no comando da ECT. “A dificuldade é ter que estar antenado a diferentes coisas que estão acontecendo. E num primeiro momento isso é muito necessário, porque a gente não entende direito como as coisas se processam, então é necessário acompanhar mais de perto, para ter a certeza. A coisa flui ou a coisa tem um gargalo. Eu acho que mais pra frente às coisas vão ficar mais claras. Como não temos a noção de toda a dinâmica, a gente tem feito esse acompanhamento mais de perto. Que deve ser definido com todo mundo e ver como atingir cada meta”.

Josemar ainda contou quais são os próximos compromissos da direção estão uma reunião no conselho de administração, outra com a parte acadêmica da Escola que inclui a coordenadora, a vice-coordenadora, a psicóloga educacional, o assessor acadêmico, a secretaria acadêmica e uma reunião com membros do Instituto Metrópole Digital, em que serão apresentadas ações pedagógicas desenvolvidas no IMD,  que podem ser implantadas na ECT. Ainda no fim do mês, haverá uma reunião com o Conselho da Universidade (CONSUNI), que tem a mudança do regimento da ECT como uma das pautas.

Outra mudança é que a secretaria administrativa, localizada no térreo, será transferida para a atual sala do vice-diretor, para que possa trabalhar mais próxima à direção, já Josemar e Douglas passarão a dividir a mesma sala. “A gente acha que pode ser interessante porque nós trabalhamos muito em conjunto. A gente está trabalhando, mas não é o diretor e o vice-diretor. É a direção”, comentou.

Direção da ECT

A Diretoria da Escola de Ciências e Tecnologia é o órgão executivo do CONECT encarregado de dirigir, planejar, coordenar, orientar, avaliar, controlar, fiscalizar e zelar por todas as atividades dessa Unidade Acadêmica Especializada da UFRN.

O Diretor Geral e o Vice-Diretor são eleitos para um mandato de 04 anos, sendo permitida uma única recondução para o mesmo cargo.

Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia.