AULA ABERTA “LUTO PELA UFRN! E VOCÊ?”

A Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN), a partir de uma solicitação do Diretório Acadêmico da ECT (DAECT), realizou uma aula aberta intitulada “Luto pela UFRN! E você?”. O evento ocorreu no dia 13 de junho, às 14h, no auditório F da ECT.

A aula contou com a participação de docentes e técnicos de diferentes áreas da UFRN, que esclareceram detalhes sobre a importância da universidade pública para potencializar a vida do povo do nosso país.

O maior propósito da tarde foi construir uma consciência crítica por meio da promoção da empatia com relação a temas como: a potência do ensino, pesquisa e extensão da UFRN; o serviço que ela presta nacional e internacionalmente além de questões em evidência no cenário brasileiro, como a previdência social, a promoção da dignidade da pessoa humana, violência, educação, saúde e meio ambiente.

Como o próprio nome indica, a aula foi aberta para toda a população, de maneira que os temas nela tratados sejam divulgados e espalhados para além dos muros da universidade.

A mesa foi composta por professores e técnicos administrativos da UFRN, a saber: Jaime Biella, Helaine de Moura Cavalcanti, Ana Kamila Silva Azevedo, Douglas do Nascimento Silva, Glícia Marili Azevedo de Medeiros Tinoco e Viktor Francelino Gruska.

Após a discussão dos temas, os estudantes do DAECT ministraram uma Oficina de Cartazes no hall de entrada da ECT. A coordenação do evento foi composta pelos professores, Thiago Lucena e Glícia Azevedo e, também, do DAECT.

“A universidade é o espaço que pode produzir o discurso de compreensão da realidade que nós estamos vivendo, que atinge a universidade e a classe trabalhadora como um todo. Então eu vejo a aula como uma oportunidade de a gente esclarecer a comunidade interna, esclarecer eventualmente pessoas da comunidade externa que estejam aqui e ampliar a compreensão de tudo que está acontecendo, daí a importância de uma aula como essa”, comentou o Professor Jaime Biella a respeito da importância da aula.

Ainda sobre a importância de uma aula como essa, Ana Kamila comentou: “As universidades hoje tem passado por um grande obstáculo que é a desinformação de boa parte do público sobre as atividades que ela desempenha, que eu acho que isso que ocasiona toda essa resistência que a gente tá encontrando, os cortes, os comentários negativos que são feitos contra a universidade, então eu acho que é muito importante a gente ter um espaço de discussão mesmo que seja internamente para que a gente tente encontrar maneiras de como a gente pode vencer essas barreiras”.

Na aula, o professor Douglas Nascimento trouxe uma apresentação a respeito dos bloqueios orçamentários e os impactos na Universidade. Ana Kamila e Helaine de Moura falaram sobre a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) e os impactos que o cancelamento desse evento tem pra comunidade acadêmica e para o estado do Rio Grande do Norte. Já Viktor Gruska, tratou a respeito da estrutura e da principiologia da reforma da previdência.

Imagens por Josuel Anderson.