Na última sexta-feira 13, houve a apresentação de trabalhos do XXVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. Algumas das apresentações em destaque foram de Ana Karenina de Oliveira Paiva e Indianara Alves Fernandes.


Os trabalhos de ex-alunas da ECT, foram sobre síntese e catalisação automotiva utilizando estrutura perovsquita e teve como objetivo, apresentar composições via síntese química. Toda a ideia é feita transformando os gases poluentes existentes no automóvel em fluídos menos nocivos, como por exemplo, transformar monóxido de carbono em dióxido de carbono, tentando atingir a combustão completa.

No experimento de Ana, as substâncias utilizadas na pesquisa foram: cobaltato de praseodímio substituído parcialmente por cálcio para dois tipos de composição diferentes uma de 30mol% e outra de 40mol%; Já o de Indianara a estrutura perovsquita foi estudada utilizando os tipos Gd(1-x)Ca(x)MnO3 e Gd(1-x)Ca(x)CoO3, através dos métodos dos precursores poliméricos e da Rota modificada por Gelatina.

Muito em breve, os catalisadores automotivos existentes no mercado, poderão ser otimizados usando as substâncias pesquisadas, já que eles possuem uma maior eficiência e poluem menos o meio ambiente.

Ana, agora está no segundo ciclo da formação de Ciências e Tecnologia e cursa o 10º período Engenharia de materiais, mas afirmou que já iniciou essa pesquisa, envolvendo catalisação automotiva, no segundo semestre do Bacharelado de Ciências e Tecnologia; Indianara está no  primeiro período de Engenharia Mecânica, curso que também faz parte da etapa subsequente do Bacharel em Ciências e Tecnologia.

As alunas tiveram a orientação do Professor Felipe Martel, que leciona a disciplina Química Tecnológica na ECT.

ComC&T
Assessoria de Comunicação e Produtora de Contéudo