DebateTreino PLE

No dia 25 de março de 2019, ocorreu na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) um debate treino da União de Debates Competitivos (UDC). O debate é uma parceria da UDC e dos professores de Práticas de Leitura e Escrita da ECT.  A ComCeT esteve no evento para saber os detalhes.

O evento acontece no estilo do Parlamento Britânico que basicamente funciona assim: quatro duplas são divididas em dois lados, governo e oposição.As duplas do governo precisam defender e mostrar porque a moção proposta é boa para a população, enquanto que as duplas de oposição precisam mostrar o porquê a moção defendida deve ser rejeitada. A escolha da dupla vencedora é feita por uma mesa composta por 3 adjudicadores que julgam a argumentação e a construção de caso de cada dupla.

Segundo a Professora Doutora Glícia Azevedo, docente de PLE II, a importância desse debate para a disciplina é colocar a argumentação em prática. Os alunos não se restringem à apenas ouvir sobre argumentação ou identificar as estratégias argumentativas.Na hora em que eles são colocados no debate,fazem uso da argumentação. A Professora ainda afirmou que: “um cidadão que sabe argumentar é um cidadão que sabe defender direitos, fazer reivindicações e que não se deixa enganar por falácias. Então, quando os alunos defendem seus posicionamentos, eles estão mostrando pra nós como se faz isso do ponto de vista do graduando em Ciência e Tecnologia, e isso é muito importante”.

Lucas de Medeiros, Presidente da UDC e um dos adjudicadores do debate, também comentou sobre a importância da atividade. Segundo ele, debater é muito importante pois nós vivemos em uma democracia e precisamos discutir ideias, mas, na prática, isso não acontece, porque as pessoas, geralmente, levam as discussões para o lado emotivo. Nos debates competitivos, temos um momento para discutir assuntos importantes e desenvolver a capacidade de fala.  Precisamos de pessoas que consigam convencer os outros de forma aberta, tanto para ouvir, quanto para falar.Isso é muito importante para nossa democracia, além de promover valores como respeito e cidadania.

A ECT terá um representante no Campeonato Mundial de debate em Língua Portuguesa, o aluno do 3° período, Gabriel Gomes. Segundo ele as expectativas são as melhores possíveis. “Espero pelo menos chegar às semifinais. Nesse mundial vou aprender muito, o nível é muito alto”, comentou o graduando. O mundial acontece nos dias 24 a 27 de abril deste ano em Lisboa/Portugal.

Confira os debates na íntegra:

Tarde:

Noite: