No final de novembro, entre os dias 26 e 30, foi realizada a quinta edição do Dynamic Days LAC (Latin America and Caribbean), conferência internacional que objetiva discutir temas relacionados a área de sistemas dinâmicos complexos e Teoria do Caos (sistemas dinâmicos não-lineares) aplicados nos mais diversos campos da ciência, tais quais: neurociência, fisiologia, engenharias, física-teórica e modelagem, dentre outros. O encontro reuniu um corpo de pesquisadores das mais diversas áreas da ciência (físicos, matemáticos, químicos e áreas de engenharia e biológicas) de todo o mundo, na cidade de Punta del Este, no Uruguai, para tratar de tais temas.

O professor Dr. Gustavo Zampier dos Santos Lima, docente da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) - UFRN, marcou presença no evento e apresentou o estudo intitulado "Hippocampal and Cortical communication in mice sleep regulation" como palestrante convidado. "Minha participação foi muito frutífera pelo contato que tive com pesquisadores de renome e pelas ideias garimpadas ao longo de muitas apresentações das várias áreas da ciência", conta ele. "Um ponto comum é a discussão que acontece, ao final de cada apresentação, geradas pelas diversão visões que cada campo científico tem sobre o tema central. Minha apresentação, por exemplo, rendeu bastante debate e questionamento riquíssimos por pesquisadores de várias áreas que se encontravam  presentes, gerando ideias, que possivelmente não teria se isolado".

73610

Dr. Zampier em apresentação no Dynamic Days (Foto: Acervo Pessoal)

Sobre a importância desse tipo de congresso para a convergência de ideias dentro da área pesquisada, Dr. Zampier afirma: “Tal participação gerou uma gama de informações e ideias de melhoria em projetos atuais, e até mesmo para desenvolver projetos futuros incluindo coparticipação e colaboração com pesquisadores de outras instituições e países, impulsionando a ciência brasileira à um patamar de nível internacional".

O evento, também conhecido como DDays, acontece regularmente desde a década de 1980. Sua edição latino-americana, no entanto, surgiu em 2010 e já foi sediado por diversos países, entre eles, Brasil, Colômbia e México.