Em um mundo em que a tecnologia se faz cada vez mais presente em nossas vidas, os processos educacionais, dentro e fora da sala de aula, estão se transformando para acompanhar os avanços tecnológicos. Computadores e projetores já fazem parte do dia a dia das salas de aula há um certo tempo, mas a lousa digital é um recurso novo, ainda é uma novidade para a maioria, mas que brevemente, se tornará ferramenta de ensino indispensável.

Pensando na necessidade de atualização constante e no papel de orientador, exercido pelo professor, como peça essencial do processo de ensino-aprendizagem, a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), promoveu na última terça (02), um minicurso sobre o uso de lousas digitais interativas voltado para professores e servidores da instituição.

A lousa digital é uma grande tela, sensível ao toque que possibilita maior interatividade e dinamismo no processo de ensino-aprendizagem, permitindo postar documentos na Internet, compartilhar arquivos nas mídias sociais ou enviar informações por e-mail. O dispositivo funciona a partir de sensores de infravermelho que junto ao software instalado no computador, permite que o professor escreva e salve arquivos de aulas, importe imagens, trabalhe com ferramentas de apresentação como PDF, Power Point ou arquivos em flash.

A ECT já dispõe de 7 lousas interativas em suas salas e, por essa razão, o mini curso se fez necessário para que os recursos permitidos pela lousa digital sejam aproveitados da melhor forma possível.

Essas novas adesões tecnológicas em sala de aula, fazem parte de um conceito chamado “Educação 3.0”. Esse termo refere-se à nova forma de encarar os processos/metodologias de ensino aplicadas em sala de aula, adaptando-se aos novos moldes de educação que inspire, motive e impulsione os estudantes a querer estar nas escolas, estudando e descobrindo novos mundos e habilidades. A adoção de tecnologias que motivem e tenham um vinculo direto com a agilidade buscada pela “geração conectada” é apenas uma das diversas plataformas e metodologias de ensino da Educação 3.0.

Assessoria de comunicação e produtora de conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia