Com o foco da aplicação na área médica e aeroespacial, ou o minicurso aborda os efeitos da infecção ionizante nos transistores.

No dia 16 de novembro, das 14h às 18h, na Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT / UFRN), será realizado ou minicurso “Efeitos da radiação ionizante em transistores avançados para aplicações aeroespaciais e / ou aplicações médicas ”. Programação da Escola de Microeletrônica do Nordeste (XIV EMICRO-NE), ou minicurso será ministrado pela professora e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Paula Ghedini Der Agopian. Como inscrições estão gratuitas e executadas pelo link a seguir: < https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf >.

Os minicursos de EMICRO-NE estão divididos entre circuitos digitais e circuitos analógicos, sendo que esse minicurso está dentro do circuito analógico, que é aquele em que a corrente ou a tensão pode variar com o tempo para corresponder com uma informação que está sendo testada. 

Nenhum minicurso está envolvido nos efeitos da poluição ionizante (poluição que possui energia suficiente para átomos e moléculas ionizadas), sendo o foco maior nos efeitos da dose acumulada e na análise da caracterização elétrica exercitada pelos transistores. Transistor é um dispositivo semicondutor usado para amplificar ou repelir a intensidade da corrente elétrica nos circuitos eletrônicos. Ele pode ser usado em circuitos elétricos de diversos tipos de máquinas, usando computadores, eletrodomésticos, celulares, entre outros. De acordo com a ministra Paula Agopian, “passar o MOSFET do transistor convencional até novas tecnologias como os FinFETs de transistores”. Sobre sua participação no evento, disse: "pretendendo contribuir para a evolução da microeletrônica no país." 

Paula Agopian tem formação em Engenharia Elétrica com ênfase em computadores, mestrado e doutorado na área de Microeletrônica e pós-doutorado realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Centro de Pesquisa Imec / Bélgica. Com pesquisas na área de microeletrônica e semicondutores, Paula tem índices de artigos publicados em periódicos e congressos da área.

MAIS INFORMAÇÕES sobre o EMICRO-NE, minicursos e palestras, acesse o site do evento: < https://emicrone.ect.ufrn.br/ >. 

minicurso paula