emicrone banner site 2

 

“Inovação com Projeto de Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASIC) e Questões de Dispositivos Relacionados” é o título da segunda palestra da XIV Escola de Microeletrônica do Nordeste (EMicro-NE 2019), dia 16 de novembro. A ser ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Jacobus W. Swart, a palestra acontece das 18h10 às 20h10, na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN).

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas atráves do link <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf>.

O que são os ASICs?

ASICs (do inglês, Application Specific Integrated Circuits) são uma espécie de “chip sob medida”, o que o faz perfeito quando usado em tarefas específicas em domínio bem definido. Essa especificidade faz com que os circuitos padrões não consigam atender as demandas dando assim espaço para que os ASIC’s sejam usados. Hoje, os circuitos integrados atingem uma vasta área do mercado global e estão presentes desde dispositivos médicos até Internet das Coisas (IOT).

Mas quais as vantagens desses circuitos?  Velocidade, eficiência energética, custo menor de fabricação em massa, segurança, confiabilidade, tamanho reduzido e um projeto mais compacto de placa de circuito impresso são alguns exemplos. 

Segundo o professor Swart, o desenvolvimento de ASICs é de enorme importância para a inovação e é preciso que o Estado invista nessa tecnologia.

Sobre o Palestrante

Jacobus Willibrordus Swart é professor colaborador na Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) e da Computação na Unicamp. Foi diretor do Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias (CSN) dessa universidade  de 1998 a 2005, e diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) de 2007 a 2011. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica em duas gestões. Coordenou o Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados (CI-Brasil) de 2007 a 2013, e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT NAMITEC). Em 2013, o professor abriu uma empresa, a JW Swart Inovação em Semicondutores, por meio da qual atua como consultor, dedicado sobretudo a trabalho junto ao Centro Microeletrônico Interuniversitário (IMEC) da Bélgica.

 

palestra2

Leia também: https://www.ect.ufrn.br/index.php/evolucao-da-micro-nanoeletronica-e-aplicacoes-sera-o-tema-da-primeira-palestra-da-emicro-ne-2019https://www.ect.ufrn.br/index.php/inscricoes-abertas-para-a-emicro-ne