O minicurso “Introdução à FPGA” ocorrerá na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN), dia 15 de novembro, das 14h às 18h. O ministrante, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Bruno Vitorino, fará uma apresentação sobre dispositivos programáveis com ênfase no Field Programmable Gate Array- Matriz de porta programável em campo- (FPGA).

Vitorino espera que, ao final do minicurso, os participantes utilizem placas de desenvolvimento com FPGA e realizem protótipos de módulos digitais. Os módulos serão desenvolvidos em System Verilog que é um sistema capaz de modelar, projetar, simular, testar e implementar sistemas eletrônicos. Há 40 vagas.

Segundo o professor, o minicurso terá uma abordagem bastante prática. Para tal, serão utilizados kit didáticos DE2 baseados em FPGA do fabricante Altera. Os kits possuem interfaces diversas de entrada e saída que serão utilizadas para testar na prática os circuitos projetados. “Para programar os dispositivos será estudada a linguagem de descrição de hardware SystemVerilog, desde suas construções mais básicas até a descrição de circuitos combinacionais e sequenciais”, explica Vitorino. Ao final será projetado e testado na placa DE2 um sistema digital de aplicação prática.

foto 20180731 100324 alteraDe2 115 compressed

Exemplo de Kit didático DE2.

Os FPGA são dispositivos utilizados em larga escala em importantes aplicações de sistemas digitais. Não à toa, a Intel adquiriu recentemente a Altera, um dos maiores fabricantes desses dispositivos. “A inserção desse assunto nas disciplinas de eletrônica digital em qualquer nível é extremamente importante” afirma o responsável pelo minicurso. Nesse contexto, Vitorino ressalta que o curso foi pensado inicialmente para alunos de ensino médio/técnico (no IFRN ou Instituto Metrópole Digital/IMD, por exemplo) que tem alguma afinidade, estão cursando ou já estudaram eletrônica digital. O pré-requisito de ter pelo menos contato inicial com eletrônica digital é importante pois os conceitos básicos de portas lógicas e circuitos sequenciais são necessários para o melhor entendimento da linguagem de descrição de hardware. De toda forma, a abordagem prática utilizando kit didático possibilita o entendimento e a visualização imediata dos resultados, mesmo para alunos sem os pré-requisitos. “Em eventos posteriores fica a idéia para minicursos ainda mais elementares (eletrônica básica, arduino etc) para o público do ensino médio convencional”, sugere o professor.
Para Vitorino, a maioria dos cursos de eletrônica digital (circuitos lógicos, sistemas digitais, etc.) ainda se utilizam de metodologias e ferramentas ultrapassadas, como a utilização de componentes a nível discreto na montagem dos sistemas. Reconhecendo a importância dessa abordagem para o entendimento elementar dos circuitos digitais, ele defende que deveria haver a inserção de dispositivos programáveis e linguagens de hardware nessas ementas, já que há algum tempo é essa a forma mais utilizada nos projetos de sistemas digitais reais no mundo inteiro.

Sobre o ministrante

Bruno Vitorino é professor efetivo do IFRN, Campus Canguaretama. É graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN, cursou mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e fez o doutorado em Engenharia Elétrica na UFRN. Tendo como como principal área de atuação a Microeletrônica, Vitorino possui certificação internacional em projetos de circuitos integrados digitais utilizando ferramentas de EDA Cadence (Programa CI-Brasil). Suas áreas de interesse são sistemas eletrônicos, incluindo projetos de circuitos integrados, hardware reconfigurável, prototipação de sistemas digitais, linguagens de descrição de hardware, instrumentação eletrônica e processamento digital de sinais.

SAIBA MAIS sobre a E-Micro-NE no site <https://emicrone.ect.ufrn.br/>

minicurso bruno