A equipe Car-Kará aerodesign, da Universidade Federal do Rio Grande do Grande, foi campeã na SAE BRASIL AeroDesign 2014, competição nacional de engenharia que foi realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Campos, São Paulo.

A equipe da UFRN foi vencedora na Classe Advanced, ao obter 287,6 pontos e, ainda, recebeu uma menção honrosa, concedida pelo comitê técnico da SAE, como aeronave com menor tempo de retirada de carga, também na Classe Advanced, com 2,8 segundos.

Entre os membros da equipe vencedora está o estudante da Escola de Ciências e Tecnologia, Pedro Henrique Nascimento, aluno do 4º período do Bacharelado em Ciências e Tecnologia.

Pedro contou que estava procurando um projeto para se engajar na ECT quando descobriu através do Sigaa, que o Car-Kará Aerodesign havia aberto processo seletivo para novos membros. O estudante também comentou que o processo seletivo se dá na prática, através do acompanhamento do desempenho dos participantes no dia a dia. Sobre o objetivo do projeto, Pedro explicou: “Se trata de construir um aeromodelo controlado via rádio que tem que carregar uma carga útil”.

O aluno da ECT também revelou que o projeto é aberto a estudantes de todas as áreas, mas que a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE),  faz restrição para etapas nacionais, limitando a participação a estudantes de graduação em Engenharia, Física e Tecnologia.

Ele também falou sobre a participação na competição nacional. “Os alunos é que fazem tudo. Trabalham na construção do avião e fazem o relatório. É uma coisa corrida, a gente dorme três, quatro horas por noite. Na competição, a gente deu muito azar, muita coisa quebrou. Tinha que consertar na hora. A gente sempre tenta melhorar o projeto. Esse projeto foi desenvolvido ao longo do ano, foi um ano para montar esse avião. Uma das melhores coisas do projeto é participar de competições. Ver que o trabalho está dando certo”.

Com o resultado da conquista, a equipe Car-Kará irá voar mais alto, representando o país na Competição Mundial da modalidade, a SAE Aero Design East, que reúne equipes da América do Norte e Europa, de 13 a 15 de março de 2015, em Lakeland, Flórida, EUA.

Esse foi o quinto título nacional da equipe, o terceiro na classe advanced, as outras duas foram pela regular, a Car-Kará já possui dois campeonatos mundiais, uma na classe Regular e uma na Advanced.

HISTÓRICO DA EQUIPE:
Classe Micro: Vice-Campeão Nacional (2009)
Classe Regular: Campeão Nacional (2003 e 2004); Campeão Mundial (2005)
Classe Advanced: Campeão Nacional (2003, 2007, 2014); Campeão Mundial (2008); Terceiro Colocado Nacional (2004 e 2012)

O Car-Kará é um projeto aeronáutico, do Departamento de Engenharia Mecânica, que existe desde o ano 2000, Nomeado em homenagem a ave da região semiárida do estado.  O projeto conta, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências e Tecnologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da (UFRN).

Atualmente o projeto de aerodesign é orientado pelo Professor Raimundo Carlos Silvério, do Departamento de Engenharia Mecânica, e pela professora Karilany Coutinho, do Departamento de Engenharia Biomédica. O projeto recebe apoio da UFRN e patrocínio de empresas privadas.

Mais informações sobre a equipe Car-Kará Aerodesign pode ser acessado no site www.aerocarkara.ct.ufrn.br.

A 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign contou com a presença de 85 equipes, entre 95 inscritas, que representaram 16 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de uma equipe da Polônia, quatro da Venezuela, duas do México e uma do Peru. As 85 equipes representaram 71 instituições de ensino, num total de 770 participantes.

SAE BRASIL

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

PROJETO SAE AERODESIGN

O projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A COMPETIÇÃO SAE BRASIL AERODESIGN

Os alunos que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são divididos em equipes que representam a Instituição de Ensino Superior ao qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como por exemplo: otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros. A Competição é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas. De maneira geral, a Categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Advanced e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Assessoria de comunicação e produtora de conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia