O Projeto Pedagógico (PP) é o planejamento estrutural e funcional de um curso, dentro do qual são tratados aspectos imprescindíveis para sua execução, e é dividido nas seguintes seções: apresentação e histórico do curso; justificativa e objetivos do curso; competências e habilidades; perfil do egresso; ênfases; estrutura e organização curricular; reflexões sobre execução e metodologia; gestão e avaliação do projeto pedagógico; bibliografia; cadastro de componentes curriculares.

A gestão e avaliação do Projeto Pedagógico é realizada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), constituído por um grupo de docentes vinculados ao curso de C&T, com atribuições acadêmicas de acompanhamento. A equipe do NDE atua no processo de concepção, consolidação e atualização contínua do PP, conforme a Resolução 124/11 – CONSEPE.  

A avaliação é executada a partir das seguintes ações: é executada a partir das seguintes ações:

  • Reuniões periódicas com os docentes responsáveis pelos diferentes componentes curriculares do curso em áreas afins, para discussão sobre as metodologias e ferramentas pedagógicas a serem utilizadas;
  • Reuniões periódicas entre o NDE, docentes e discentes para avaliar a eficácia do PP e detectar a necessidade de possíveis ajustes;
  • Revisão geral deste PP após 3 (três) anos da sua implantação, sem prejuízo de ajustes pontuais que podem ser realizados a qualquer momento pelo Colegiado do Curso, ouvido o NDE, para correção de imperfeições detectadas.

O curso de Ciências e Tecnologia (C&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está, atualmente, em seu segundo PP e estão sendo realizadas reuniões para elaboração de um novo projeto.

Novo projeto pedagógico do curso (vigente a partir de 24.1): Ver arquivos

Projeto Pedagógico do curso (vigente até 23.2): baixar arquivo