Nesta primeira semana de aulas, a Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN está promovendo uma série de atividades, envolvendo docentes e discentes, para a acolhida dos novos ingressantes do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT). Uma das atividades chama-se “AcolhECT” e objetiva dar as boas-vindas aos novos estudantes por meio de atividades dinâmicas e integrativas. Neste semestre, o ponto alto acontecerá na quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2019.

A ComC&T foi conferir como estão os preparativos para essas atividades e entrevistamos a professora Jossana Maria de Souza Ferreira, Assessora Acadêmica da ECT, para ficarmos por dentro dos detalhes.

Jossana

Professora Jossana Maria de Souza Ferreira, Assessora Acadêmica da ECT.

O que é o AcolhECT?

R: O AcolhECT surgiu de uma iniciativa da Coordenação do Curso junto com a Direção da ECT, e eu sou uma das executoras. Nós percebíamos que a forma tradicional de como vem sendo feita a passagem das informações básicas do BCT para os alunos ingressantes não é muito efetiva. No modelo tradicional, na primeira semana de aula nós tirávamos basicamente um dia para que a Direção e a Coordenação pudessem explicar o funcionamento da Escola e da Universidade. O problema disso é que são muitas as informações importantes para o caminho do aluno dentro do curso e, fora isso, o Regulamento dos Cursos de Graduação ainda traz muitas informações. Nós pensamos, no final de 2017, em implementar no primeiro semestre de 2018 o AcolhECT, que traz essas informações de uma maneira diferente, mais lúdica e com brincadeiras, para tentar atrair mais a atenção do aluno e passar essas informações básicas do BCT. A ideia é deixar as informações na linguagem dos alunos..

Como vai funcionar o AcolhECT este semestre?

R: Nós faremos em um dia, na quarta feira 13/02. Ainda manteremos a Coordenação e a Direção passando informações básicas, mas faremos em dois momentos. O primeiro é a metade do turno da manhã. Passaremos em forma de cartoon a questão das ênfases na ECT, um quiz com perguntas básicas sobre matrícula, Restaurante Universitário (RU) e circular, que são informações que, geralmente, os calouros não têm. Em seguida, a Direção e a Coordenação falarão sobre os aspectos mais básicos e tirarão as dúvidas que por acaso ainda tenham ficado. Nós sabemos que somente esse momento não será o suficiente para deixar tudo claro para os alunos, mas é importante para dar um pontapé inicial, nos apresentarmos e para que eles possam saber quais pessoas podem procurar para obter informações.

Quais os resultados obtidos no acolhimento dos alunos?

R: No ano passado nós percebemos que os alunos deram um feedback bem positivo em relação à forma como foi feito e se sentiram mais acolhidos. O curso de C&T, assim como os outros cursos de tecnologia, são conhecidos por serem “duros”, mas nós queremos deixar as relações mais humanizadas, deixar as pessoas mais próximas, professores mais próximos, tentar fazer com que eles se sintam realmente acolhidos quando chegam na ECT. Essa é a principal ideia. Penso que se continuarmos fazendo da forma que estamos vamos conseguir esse objetivo.

Reunião acolhECT

Reunião para o II AcolhECT (acervo pessoal)