De 12 a 15 de novembro, foi realizado o III Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.

Nesse evento, os graduandos Diego Silveira, Hilton Neto, Jamisson Seigler e Kelvin Oliveira, respectivamente, membros do Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia (DAECT), Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da ECT (ComC&T), a monitoria, e o projeto Canal Exatas e tutoria. Os estudantes representaram o corpo discente da ECT, apresentando um banner e uma comunicação oral, intitulada “Protagonismo discente no BCT da UFRN”. Conquistando o primeiro lugar na premiação destinada às apresentações dos alunos de bacharelados e licenciaturas interdisciplinares de todo o Brasil, representados no evento. O grupo teve como orientadora a professora e vice-diretora da ECT, Glícia Tinoco.

Hilton Neto, da ComC&T, falou sobre a participação do grupo no congresso: “Fomos explicar os projetos que nós, do BCT estamos fazendo. Um de monitoria, outro de tutoria, do DAECT e eu, que fui representando a Assessoria de Comunicação”. Hilton também comentou a dinâmica do evento: ”As palestras eram como se fossem fóruns de discussão, enquanto uma pessoa estava apresentando, a plateia discutia sobre aquele tema, perguntando para que serviria. Nós vimos também um integração cultural durante o evento, tinha apresentações musicais, teatro, dança, literatura”.

Kelvin Oliveira, que representou a tutoria falou, sobre a troca de conhecimentos durante o evento: “Nós pegamos contatos de algumas pessoas para que as ideias que foram formuladas durante o congresso, não ficassem apenas ali, e possamos fazer com que haja algumas melhorias no bacharelado em si e também na licenciatura interdisciplinar”. E concluiu falando sobre a premiação obtida: “Só ficamos sabendo da premiação um dia antes do término do evento, nós fomos a equipe vencedora. Essa premiação é o reflexo do trabalho que nós desenvolvemos na Escola de Ciências e Tecnologia”.

O Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares é um evento que tem como objetivo congregar docentes, servidores e estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares e Licenciaturas Interdisciplinares para a avaliação permanente da situação dos cursos e programas de formação em regime de ciclos, particularmente sua consolidação e integração no cenário da educação superior brasileira. Em paralelo, eventos correlatos focalizarão os importantes aspectos da internacionalização, da integração aos sistemas de ensino médio público e às conexões com saberes populares e movimentos sociais.

Assessoria de comunicação e produtora de conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia