Estão abertas até o dia 14/11 as inscrições para a XIV Escola de Microeletrônica do Nordeste (Emicro - NE 2019). Voltado à formação na área da microeletrônica, o evento acontece nos dias 15 e 16/11, na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN). Haverá minicursos e palestras com diferentes temas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site https://emicrone.ect.ufrn.br. Todas as atividades serão realizadas nas instalações da ECT, no Campus Central, em Natal. É a segunda vez que a Emicro-NE se realiza na capital potiguar.

A microeletrônica é uma área de conhecimento voltada para a integração e diminuição do tamanho de componentes eletrônicos em geral. Sua aplicação está presente na automação de sistemas industriais, serviços bancários, comerciais e de bens de consumo e também em eletrodomésticos e automóveis. Em se tratando de telecomunicações e processamento, a microeletrônica atua diretamente no melhoramento de celulares, computadores e microcontroladores, por exemplo. Atualmente, a microeletrônica é usada nas mais sofisticadas tecnologias, entre elas a Internet das Coisas (IOT) e na Indústria 4.0.

Segundo o Coordenador da Emicro-NE 2019, professor da ECT Francisco José Targino Vidal, existe um potencial a ser desenvolvido na área de microeletrônica no Estado do Rio Grande do Norte. “O evento será um marco na integração e desenvolvimento da área e para a formação de recursos humanos, em ensino, pesquisa e extensão”, comentou.

A programação do evento procura refletir esse objetivo nos minicursos e nas palestras organizadas. Professores de universidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) serão responsáveis por ministrar 12 minicursos e três palestras. Os temas são diversos e abrangentes.

inscricoes emicrone