2020 PROCESSO SELETIVO

    Estão abertas até o próximo dia 10 de agosto as inscrições on-line para o processo seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Podem se inscrever professores da Educação Básica em exercício nas redes públicas e privadas de ensino. Para o polo 51, localizado na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ECT/UFRN), há 10 vagas. 

    O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. Na primeira etapa, a ser realizada dia 15 de setembro, haverá uma prova escrita com conteúdos de Física Geral; na segunda, em 10 de outubro, o candidato defende um memorial sobre a sua trajetória profissional. Os candidatos aprovados iniciam seus estudos no primeiro semestre de 2020. 

    Criado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o MNPEF foi implementado na ECT/UFRN em 2015, dois anos depois do polo pioneiro do Estado do Rio Grande do Norte, instituído na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), em 2013. Em terras potiguares, o Instituto Federal (IFRN) também aderiu à proposta. No MNPEF do polo 51, 15 dissertações já foram defendidas nesses quatro anos de existência do curso.

    Segundo o coordenador do polo 51, professor Alexsandro Pereira Lima, as dissertações elaboradas no mestrado têm como “foco a elaboração e aplicação de um produto educacional e sua reprodutibilidade”. Lima enfatiza que essa é uma forma de disseminar novas metodologias de ensino. “Nosso objetivo é aumentar a qualidade da Educação Básica, melhorar a formação”, disse o vice coordenador do MNPEF, professor Jefferson Soares da Costa. 

Por Carla Cabral, em 08/08/2019

MAIS INFORMAÇÕES: no site do programa – <https://mnpef.ect.ufrn.br>; por e-mail – <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>; ou telefone – < (84) 3342-2301/310; (84) 99968-6618 (coordenador)>.