Entre os dias 7 e 8 de novembro, realizou-se uma nova edição do Institute for Small Business and Entrepreneurship, conferência anual dedicada às áreas de negócios e empreendedorismo. O evento, instalado na cidade de Birmingham, na Inglaterra, é um dos mais importantes do Reino Unido e, em 2018, reuniu mais de 250 apresentações acerca de pesquisas de inovação, sendo estas divididas em palestras, painéis e workshops.

45743330152 310c74c45d o

Carlos Alexandre de Abreu em apresentação no ISBE 2018, realizado em Birmingham. (Foto: Acervo Pessoal)

O tema abordado no congresso deste ano foi “Research, policy and practice: Collaboration in a disparate world” (Pesquisa, política e prática: Colaboração em um mundo díspar, em tradução livre) e abrangeu questões sociais envolvendo inovação e empreendedorismo, questões políticas relacionadas à inovação, temas relacionados aos mercados e finanças empreendedoras e educação para empreendedores.

Carlos Alexandre de Abreu, professor da Escola de Ciências e Tecnologia, esteve no evento pelo segundo ano consecutivo, oportunidades nas quais expôs diferentes trabalhos ligados à área de Educação Empreendedora. O trabalho apresentado na presente edição intitula-se "Academic Living Labs: From Traditional Teaching To Student Empowerment" e, conforme relatado pelo professor, a produção foi fruto da dissertação de mestrado do aluno egresso do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação, Augusto Nobre. O estudo serviu de base para a metodologia aplicada pelos professores juntamente à equipe de monitoria, no desenvolvimento da componente curricular "Gestão e Economia da Ciência, Tecnologia e Inovação (GECTI)", do curso de graduação em Ciências e Tecnologia.

A 42ª edição do ISBE deve acontecer em novembro de 2019, nos dias 14 e 15, em Newcastle, Reino Unido, e abordará o tema “SPACE – exploring new frontiers and entrepreneurial places” (ESPAÇO: explorando novas fronteiras e lugares de empreendimento, em tradução livre).