A mesa redonda “Área de inovação e vocação Norte Rio Grandense para estudos aeroespaciais” aconteceu na sexta feira, 7 de novembro, na Escola de Ciências e Tecnologia. Visando o debate e a reflexão sobre as potencialidades do Rio Grande do Norte, na área de engenharia aeroespacial, com estudiosos, membros da força aérea brasileira e políticos do estado.

Iniciada pela prof. Zulmara Carvalho(ECT), teve ainda participação dos professores Efrain Matamoros(ECT), José Henrique Fernandez(ECT), Gláucio Brandão(CT), o tenente coronel aviador Roberto Follador(IEAv/CTA), do coronel aviador Mauricio Alcantara (CLBI) e o Dr. Manoel Jozeane Mafra de Carvalho (Impe).

Zulmara falou que uma iniciativa de investimento nesse campo, pode diminuir a fuga de profissionais capacitados para outras regiões e países e apresentou uma serie de fatores que possibilitam criar estratégias de crescimento e desenvolvimento sustentável no RN na área.

Entre os fatores da ECT que podem favorecer investimentos nessa área estão: a ênfase em engenharia de negócios, o mestrado em Ciências e Tecnologia, o Grupo de Pesquisa em Negócios Tecnológicos, a Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (InPacta), a Empresa Júnior da ECT (Eject) e os Agentes de Inovação(AGI), além do expressivo número de quatro mil discentes na área de ciências e tecnologia.

Também foram citadas as oportunidades que podem ser criadas pelo cenário privilegiado aeroespacial do estado, que possui, além de uma posição geográfica priviligiada, o Centro de Lançamento Barreira do Inferno e o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), que pode ser potencializado pela utilização do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante  e do antigo aeroporto de Parnamirim que foi desativado.

O debate foi bastante produtivo e contou com a colaboração de todas as partes envolvidas, professores, pesquisadores e representantes da força aérea. Vale salientar que, para colocar em prática o que foi debatido e proposto no encontro, o apoio de políticos do estado será de  fundamental importância.

A mesa redonda fez parte da programação da III Semana de Ciência e Tecnologia da ECT.

Assessoria de comunicação e produtora de conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia