É notório que ao longo dos anos a pesquisa e estudo acerca da atmosfera terrestre vem se modernizando cada vez mais. Acompanhando os avanços tecnológicos e visando possibilitar, não só para alunos de bacharelado e mestrado, mas também para professores, uma real imersão dentro desse universo, a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPgEA) e o Laboratório de Pesquisas Atmosféricas (LPA/ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promoveram a palestra “Meteorologia Empreendedora” e o curso sobre Modelagem Climática Regional Weather Research and Forecasting (WRF), ambos ministrados pelo Prof. Dr. Michael S. Mesquita. 

No dia 17 de maio deste ano, ocorreu a palestra “Meteorologia Empreendedora”, cujo tema apresentado buscou mostrar para ao público as novas possibilidades que podem ser alcançadas com a meteorologia moderna. Entre os dias 18 e 31 de maio foi realizado o curso “Modelagem Climática Regional WRF”. 

WhatsApp Image 2019 05 28 at 15.25.25

Em pé, o Prof. Dr. Michel dos Santos, e, a sua frente, o Prof. Dr. Deusdedit Medeiros 

Sobre o curso

  • O modelo WRF 

O WRF, ou simplesmente, Previsão e Pesquisa do Tempo (tradução livre), é um dos mais novos modelos numéricos de mesoescala para previsão e pesquisa do tempo. Foi desenvolvido por várias instituições trabalhando em conjunto, algumas delas são: National Center for Atmospheric Research(NCAR), National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), National Center for Environmental Prediction (NCEP), Forecast Systens Laboratory (FSL) e, Air Force Weather Agency (FAWA). 

  • Dinâmica de trabalho e interdisciplinaridade 

Durante a realização do curso foi apresentada uma problemática aos alunos, onde eles deveriam solucioná-la, utilizando o modelo numérico apresentado. Uma das atividades desenvolvidas foi a criação de um modelo climático para o Estado de São Paulo. Os dados encontrados seriam, hipoteticamente, disponibilizados para o governo e aplicados na prevenção de novas enchentes nas cidades.

O caráter interdisciplinar prevaleceu no meio da dinâmica, tendo em vista que o trabalho final exigia a junção de várias etapas e áreas de pesquisa, como por exemplo, programação e jornalismo.

Sobre o professor 

Michel dos Santos Mesquita é professor sênior de pesquisa  Norwegian Research Center (NORCE) e do Bjerknes Center for Climate Research em Bergen, Noruega. Vencedor de prêmios por excelência acadêmica, Michael trabalha em diversas áreas da Meteorologia e também Linguística, como: Climatologia, Geotecnia, Meteorologia Dinâmica e Línguas Estrangeiras Modernas. O curso ministrado na UFRN, encontra-se presente em sua plataforma de cursos M2LAB. 

A plataforma mencionada contém vários cursos sobre a área de meteorologia, todos disponibilizados de forma gratuita. Alguns dos cursos presentes foram elaborados especialmente para cada universidade onde o professor irá ministrar, como o da UFRN. Para acessar basta clicar no link: http://www.m2lab.org

WhatsApp Image 2019 05 28 at 15.25.26

Prof. Dr. Michel dos Santos Mesquita