No dia 13 de outubro, a Escola de Ciências e Tecnologia recebeu a palestra Mecânica e Termodinâmica: duas áreas que se entrelaçam , ministrada por Manuel Fiolhais, professor catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, que está levando o seminário á várias cidades do Nordeste.

A explanação do professor português teve como objetivo tratar a complementaridade da mecânica e da termodinâmica com exemplos diversificados, além de aspectos termodinâmicos em problemas que são geralmente analisados apenas de um ponto de vista da mecânica, com o objetivo de abrir novas perspectivas de interpretação física dos fenômenos nas áreas da mecânica e da termodinâmica. A ocasião teve Ronai Lisboa, professor da ECT, como mestre de cerimônias.

Manuel Fiolhais falou brevemente sobre o tema da palestra: “Trata-se do assunto de física básica, a mecânica e a termodinâmica, que apesar de serem áreas da física já bastante conhecidas, com centenas de anos, mais em particular a mecânica.Por vezes as sutilezas deixam o professor uma pouco atrapalhado no meio da aula e o aluno surpreendido. Ao longo da minha careira eu tenho recolhido alguns desses fatos, é disso que trata, refletir sobre essas questões do ponto de vista do ensino por um lado e, por outro lado, arranjar exemplos que tornem  a aula divertida para os alunos e  que interessem os alunos , em particular a estudar física”.

“A ciência vive do intercâmbio. Sempre foi assim. Neste momento tive a sorte de poder estar nesta universidade, com o apoio da UFRN, e ao convite do professor Ronai Lisboa, que também já esteve na minha universidade e, de fato, a evolução da ciência, mais ligado ao ensino, só avança com o intercambio”. concluiu falando sobre a importância da troca de conhecimento entre pesquisadores de diferentes universidades.concluiu falando sobre a importância da troca de conhecimento entre pesquisadores de diferentes universidades, concluiu falando sobre  a importância da troca de conhecimento entre as diferentes universidades.

O professor Fiolhais  tem servido a Sociedade Portuguesa de Física como Secretário-Geral Adjunto para dois mandatos (1999- 2005). Como membro da Universidade de Coimbra(UC), foi nomeado ou eleito para vários cargos como Vice Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (2004-2006), o presidente do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (2005-2007), Diretor do Departamento de Física (2009-2011) e Diretor do Centro de Física Computacional (desde 2005).

Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia.