Durante uma reunião, realizada na última sexta-feira(14), que teve como propósito propor a integração de diversos projetos de inovação da Escola de Ciências e Tecnologia, a professora Zulmara Carvalho falou sobre a sua participação em vários eventos de inovação há duas semanas em São Paulo.

Em São Paulo, ela participou do Seminário do Observatório de inovação e competitividade, na USP, a professora da ECT conheceu Mariluce Moura, criadora  da revista Pesquisa Fapesp, que está desenvolvendo um projeto chamado "Ciência na Rua", com o objetivo de popularizar CTI entre jovens de 13 a 29 anos. Ela também participou do Connected Smart Cities, encontro que discutiu as fronteiras da inovação, incluindo a ação governamental de criação do Plano Nacional Interministerial de Cidades Inteligentes e Humanas, sob a coordenação da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial( ABDI).

Além disso, Zulmara fez uma visita técnica à Faculdade de Informática Aplicada Paulista (FIAP), que aboliu os TCCs e, no lugar deles, está trabalhando com Start Ups.

A professora ainda contextualizou os projetos de inovação em que esteve e está envolvida desde sua chegada à ECT em 2010. Projetos como Agentes de Inovação(AGI),  Núcleo de Inovação Tecnológica(NIT)  e nas incubadoras da UFRN, incluindo a inPACTA, além da ComC&T; o Mestrado Profissional  em Ciência, Tecnologia e Inovação (MPINOVA) e o Grupo Interdisciplinar Maker (GIM).

E, por fim, propôs a mobilização de docentes e discentes da ECT em duas frentes de inovação: Uma na área da inovação comunicacional e outra sobre o movimento maker.

Zulmara Carvalho é professora de Gestão e Economia da Ciência, Tecnologia e Inovação; Instituições e Serviços Tecnológicos ; além de Assessora de Comunicação da ECT e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da Escola de Ciências e Tecnologia.