Na última terça-feira (16), ocorreu no miniauditório do Centro de Tecnologia (CTEC), a recepção de boas-vindas para as mães que foram contempladas com bolsas no Edital 9/2025 – Mães na Iniciação à Pesquisa. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem como objetivo a inserção qualificada das discentes na pesquisa, promovendo a inclusão e a permanência dessas estudantes no ambiente universitário.
A aluna do curso de Ciências e Tecnologia, Thallyana Cavalcante Souza, foi a única estudante da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) contemplada no edital. A pesquisa da discente consiste em analisar os desafios para a avaliação ambiental nos projetos eólicos offshore, realizados em alto mar, na região de Areia Branca/RN.

Professora Vera Castro (ECT/UFRN) e a discente Thallyana Cavalcante Souza. Imagem: arquivo pessoal.
O projeto é desenvolvido sob a orientação da professora da ECT e coordenadora do Laboratório de Soluções Ambientais (Lasa), Mary Nogueira. Atualmente, Thallyana também realiza trabalho voluntário no Lasa. Na ocasião, a professora Vera Lúcia (ECT/UFRN) acompanhou a discente em virtude da orientadora estar participando do XX Congresso da Abequa em Macapá/AP, região Norte do Brasil.
A discente relata que contou com o apoio dos seus familiares, em especial dos seus filhos, que sempre a incentivaram a investir em sua qualificação. Além disso, ela destaca que essa iniciativa da Propesq é louvável e um grande apoio para as mães alunas que conciliam os desafios do mundo acadêmico com a maternidade.
No total, 15 estudantes foram contempladas com bolsas e participarão de projetos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). As áreas contempladas foram Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da vida, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
O evento contou com a presença do reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz de Melo, e da equipe da Propesq, além da participação de professores, mães estudantes e familiares, que prestigiaram esse momento emocionante. Para Silvana Zucolotto, Pró-Reitora de Pesquisa, este edital é uma ideia que vai contemplar mais uma política afirmativa na universidade, trazendo mais oportunidades de inserção de alunas da graduação nas ciências e no desenvolvimento de pesquisas.
A vida das mães-estudantes que têm uma dupla jornada é considerada exaustiva e, muitas vezes, elas não encontram espaços na universidade. Ações como a da Propesq visam oferecer apoio, incentivo financeiro e inserir mais mulheres na ciência. É a primeira vez que o edital foi lançado e as expectativas é que ele se mantenha ao longo dos anos, considerando seu potencial de valorização da diversidade e de inclusão.