Ampliar conhecimentos e enfrentar desafios são expectativas de ingressantes

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 21 de fevereiro de 2020
Larissa de Alcântara, aluna ingressante do curso.
Foto: Wagner Barboza

“Vai ser uma possibilidade de ampliar o conhecimento”. Foi dessa forma que Larissa de Alcântara, aluna ingressante no curso de Ciências e Tecnologia, definiu suas expectativas a respeito do curso. Segundo ela, “não é só a questão de exatas, você vai saber também um pouco sobre questões humanas e tudo mais, eu acho isso muito legal”. O Bacharelado em  Ciências e Tecnologia (BCT), apesar de ser conhecido por ter muitas disciplinas das ciências exatas, possui uma formação multidisciplinar muito forte, abordando temas como tecnologia, meio ambiente, sociedade e inovação, entre outros. Nos últimos três anos, o BCT tem formado em média 400 alunos.

Lucas Phylype Souza, outro aluno ingressante do curso, tem os desafios como maiores expectativas. “Espero que traga desafios mas que eu consiga lidar”, comentou o estudante.

Daniel de Almeida, que faz seu primeiro curso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entrou no BCT com o objetivo de cursar Engenharia Biomédica. Quando foi pesquisar a respeito, interessou bem mais do que por qualquer outra área das engenharias.

Escolhas subsequentes

Ênfase é uma especificação de conteúdo associada a um determinado curso de graduação, destinada a aprofundar a formação do egresso em uma subárea específica do conhecimento ou a permitir uma transição curricular adequada de um curso de primeiro ciclo para um curso de segundo ciclo que pode ser feita quando o aluno cumpriu 900 horas de disciplinas obrigatórias.

Atualmente, o BCT tem oito ênfases uma escolha que o aluno faz geralmente tecnológicas e três ênfases interdisciplinares distintas para a escolha dos alunos. Não é obrigatória a escolha de uma ênfase para poder se formar no curso. alunos estão cadastrados em ênfases. Tecnologia de Computação lidera a preferência dos estudantes.

Ênfases TecnológicasAlunos cadastrados
Tecnologia de Computação118