A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) realiza defesa de memorial acadêmico para promoção à classe D, do docente Paulo…
A discente Lívia Maria Bezerra da Silva, do curso de Ciências e Tecnologia (C&T), se destacou na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 13 e 19 de julho em Recife, Pernambuco. O trabalho, intitulado Caracterização das Atmosferas dos Júpiteres Quentes Observados pelos Satélites Kepler e TESS, recebeu menção honrosa na categoria de ciências exatas e da terra do Prêmio da Sessão de Pôsteres do evento.
Desenvolvido sob orientação do professor Leonardo Andrade de Almeida, da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), o trabalho tem o objetivo de identificar a presença de elementos químicos e moléculas na composição das atmosferas de trinta exoplanetas do tipo Júpiter Quente, através da análise de dados obtidos pelos satélites Kepler e TESS.
Segundo a estudante, seu orientador propôs a ideia, considerando que o estudo de exoplanetas é um tópico de grande importância na astronomia atual. Além disso, a comparação dos dados dos satélites representava uma abordagem inédita nesse tipo de análise, com possibilidade de gerar resultados promissores.

Lívia Maria na 77ª reunião anual da SBPC. Imagem: acervo pessoal.
O plano de trabalho executado pela aluna faz parte do projeto de pesquisa Evolução Estelar e Exoplanetologia, coordenado por Leonardo desde 2021 na ECT. A pesquisa integra também as atividades do Time de Astrofísica e Exoplanetologia (Titan), que segue dando continuidade ao projeto com novas etapas, incluindo o uso de metodologias mais precisas para confirmar os resultados atuais e expandir os estudos para outros tipos de exoplanetas, como os Tipo-Netuno e Super-Terras. O objetivo é construir um panorama mais completo das atmosferas desses corpos a partir da comparação dos dados dos satélites Kepler e TESS.
Lívia, que já havia recebido o prêmio destaque no Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, no ano passado, foi pela primeira vez, a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN (PROPESQ), apresentar seu trabalho na SBPC deste ano. “Receber esse destaque foi uma grande surpresa. Havia mais de 400 trabalhos apresentados no evento, e eu jamais imaginaria que o meu seria um dos premiados. Fiquei extremamente feliz por poder representar a UFRN na lista dos laureados”, destacou a aluna.
O professor Leonardo de Almeida ressalta o comprometimento da aluna: “Lívia é uma estudante exemplar, muito comprometida, curiosa, responsável e proativa nas atividades que está envolvida. Assim, a orientação dela está sendo uma experiência bastante enriquecedora de trocas de conhecimentos e crescimento acadêmico contínuo. Nesta atmosfera, Lívia vem se destacando dentro e fora da UFRN.”
Para a aluna, participar da reunião foi uma experiência incrível: “[…] Foi um evento gigante, com representantes das maiores instituições, projetos, agências e programas científicos do país. Estar cercada por tanta ciência de todas as áreas realmente abre muito a mente sobre o que está sendo feito no Brasil e como estamos avançando, além de, é claro, proporcionar um grande incentivo e motivação para continuar agregando na comunidade científica.”
A SBPC é uma entidade que tem o objetivo de defender o progresso científico e tecnológico, e o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A menção honrosa obtida por Lívia Maria destaca a relevância da pesquisa desenvolvida na UFRN e reforça a presença da produção científica em eventos de grande alcance.