A Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Gabriela Gurgel, apresentou sua pesquisa Metodologia para Acolhimento, Alocação e Desempenho das PcDs na Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) no evento Summit de Neuro Divergência, promovido pela Universidade de Stanford, reconhecida como uma das melhores instituições acadêmicas do mundo.
O trabalho da mestranda foi desenvolvido em conjunto com o time Quem Vê Cara Não Vê Deficiência, que faz parte de uma iniciativa da comunidade do setor público de inovação Rede InovaGov. O objetivo da pesquisa é mostrar que times que acolhem diversidade tendem a ser mais engajados, produtivos e inovadores.
Além disso, a pesquisa busca inserir a pessoa com deficiência em locais de trabalho onde ela consiga desenvolver suas potencialidades, fazendo com que suas limitações tenham o menor impacto possível e que haja uma melhora na produtividade geral. Enquanto pessoa com deficiência e mãe de uma criança atípica, Gabriela conhece bem as batalhas invisíveis desse processo de protagonismo e pertencimento.
A pesquisadora relata que a participação no evento foi uma experiência transformadora e acrescenta que a sua pesquisa não se limita apenas a uma pauta de inclusão, mas também apresenta uma estratégia urgente para a inovação organizacional.

Discente do PPgCTI e o time Quem Vê Cara Não Vê Deficiência na Universidade de Stanford
O artigo teve orientação do professor Edgard Corrêa e coorientação da professora Zulmara Virgínia, ambos do PPgCTI. Os professores ajudaram a transformar as oficinas e experiências práticas em uma abordagem acadêmica estruturada, trazendo credibilidade e confiança à atuação do grupo. “Esse suporte foi decisivo para que o trabalho fosse reconhecido internacionalmente”, ressalta a mestranda.
Summit de Neurodiversidade é um evento promovido anualmente pela Universidade de Stanford, cujo objetivo é reunir pesquisadores, profissionais e pessoas neuro-divergentes para compartilhar experiências, pesquisas e práticas que promovam a inclusão e a inovação.
Parceria entre a JFRN e UFRN
A parceria entre a turma da Justiça Federal do Rio Grande do Norte dentro da UFRN foi a primeira no formato. Segundo a professora Luciana Lucena, coordenadora do PPgCTI, o projeto contempla, além da formação dos servidores, o desenvolvimento de produtos tecnológicos decorrentes de suas pesquisas.
“O investimento da JFRN no curso demonstra que estamos na direção correta e focados na missão do PPgCTI, que é a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos qualificados nas conexões Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para a evolução profissional dos servidores da JFRN no ambiente de trabalho no qual estão inseridos”, detalha Luciana.
Ela também destaca que o Programa de Pós-Graduação da ECT é interdisciplinar por princípio, contando com um corpo docente formado por profissionais com trajetórias acadêmicas diversas, o que possibilita o acolhimento e o desenvolvimento de projetos variados. Além disso, ressalta que grande parte das orientações conta com a participação de coorientadores com formações complementares às dos orientadores, o que proporciona maior amplitude e profundidade aos trabalhos desenvolvidos pelos discentes.