A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DACA) da Pró-Reitoria…
O Projeto de Extensão “A Década da Ciência Oceânica do RN”, coordenado pelas professoras Zuleide Lima (Departamento de Geografia/UFRN) e Mary Nogueira (Escola de Ciências e Tecnologia/UFRN) traz para o auditório do Centro de Tecnologia da UFRN (CT/UFRN) o oceanário móvel do SESC, um equipamento tecnológico que trabalha a educação marinha de uma forma inovadora e imersiva. Ele estará no CT nos dias 24 e 25 de novembro pela manhã (das 9h às 12) e a tarde (das 14h às 17h)
O objetivo da ação de extensão é a promoção e divulgação da “década dos oceanos”, considerando seus desafios, além de conectar e engajar ações que busquem o desenvolvimento em Natal. A função do oceanário é de democratizar o acesso ao conhecimento sobre biologia marinha, o meio ambiente e os Objetivos 4 e 14 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo a Educação de Qualidade e Vida na Água

O Oceanário é uma iniciativa do Sesc, criado para auxiliar na educação ambiental em locais públicos ou privados de ensino. Imagem: Agecom/ECT
Disponível para instalação em redes públicas e privadas desde agosto, o oceanário possui capacidade para 40 pessoas por sessão, com vídeos de 5 a 25 minutos de exibição sobre a importância da cultura oceânica e a Amazônia Azul, uma área marítima estratégica, com uma riqueza de espécies e ecossistemas marinhos vitais para o desenvolvimento sustentável do país. O lugar simula uma experiência imersiva direcionada a estudantes e docentes, ensinando sobre a biodiversidade marinha e o papel do Brasil na conservação de seus recursos oceânicos e costeiros.
Para agendamento do oceanário, é necessário consultar o número (84) 3133-0360 ou através do e-mail oceanario@rn.sesc.com.br. A estrutura mínima necessária é de um espaço coberto, com pelo menos quatro metros de altura e oito metros de diâmetro, além de um ponto de eletricidade no local.