Mestrado em Engenharia Aeroespacial abre seleção para 2026

Escrito por: Ascom/ECT | Publicado em: 22 de dezembro de 2025

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA), vinculado à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com seleção aberta para o mestrado em Engenharia Aeroespacial, para ingresso em 2026.1. Podem concorrer às vagas candidatos graduados em qualquer curso de nível superior. As inscrições seguem abertas até o dia 12 de janeiro de 2026 e devem ser realizadas no sistema eletrônico de processos seletivos da UFRN através do Sigaa.

São ofertadas um total de 22 vagas, sendo 13 para ampla concorrência, quatro para atendimento de pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ), três para pessoas com deficiência (PcD) e duas para capacitação interna de servidores da UFRN.

Das vagas destinadas à ampla concorrência, três priorizarão candidatos vinculados a instituições estratégicas, como Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Força Aérea Brasileira (FAB) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Todo o conjunto de documentos necessários deve ser anexado eletronicamente, utilizando o formulário de inscrição disponibilizado no portal de inscrições. O processo de seleção consta de prova escrita, entrevista (arguição) e análise curricular. O resultado está previsto para ser divulgado em 10 de fevereiro de 2026, com aulas iniciando em 09 de março de 2026.

Para informações adicionas ou sanar dúvidas, os interessados podem contactar a Secretaria Administrativa do Programa pelo endereço de e-mail posgraduacao@ect.ufrn.br, com o assunto “Processo Seletivo”, ou pelo telefone (84) 99167-6549.

Sobre o programa

O Programa de Mestrado em Engenharia Aeroespacial (MEA) tem como objetivo fomentar a capacitação de recursos humanos em uma área estratégica, tanto a nível nacional quanto regional, com o intuito de contribuir para o progresso regional e para a afirmação do Brasil como parte do seleto conjunto de nações com acesso ao espaço. Atualmente, o programa abrange quatro linhas de pesquisa distintas: Ciências Espaciais, Ciências Atmosféricas, Hipersônica e Materiais e Tecnologias Aeroespaciais.

O propósito fundamental deste programa consiste em preparar profissionais oriundos de diferentes campos de estudo, como Engenharia, Ciências Exatas e áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia. Os formandos serão habilitados para conduzir pesquisas e/ou desempenhar funções como especialistas em organizações públicas ou privadas dentro do setor aeroespacial, como Centros de Lançamento de Foguetes, Instituições de Pesquisa, Universidades e empresas de alta tecnologia.