A leitura como instrumento de troca da solidão por solitude

Projeto da ECT trata problemas emocionais a partir da leitura
Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 24 de fevereiro de 2023

Já pensou em tratar a sua ansiedade com leitura? O projeto Biblioterapia na Prática, coordenado pela professora Edna Rangel, mostra que isso é possível. Com o intuito de tratar problemas emocionais, a ação propõe ser um espaço onde os alunos possam socializar e debater sobre dificuldades de leitura compreensiva, discutir sobre textos e desenvolver crenças expansivas sobre si mesmos. Os encontros da oficina ocorrem de forma semanal, toda quinta-feira, das 16h50 às 18h30, na sala 4 da ECT, trazendo uma dinâmica de leitura e discussão de textos literários com função biblioterápica.

As inscrições para novos participantes, vão ser abertas no início do próximo período letivo (06/03), para alunos de todos os cursos, e podem ser feitas por meio do Sigaa na aba “Extensão”.

A biblioterapia é uma forma de tratamento que traz a sistematização de práticas de leitura literária orientada para fins terapêuticos, oferecendo ferramentas que auxiliam no processo de reelaboração de questões internas e de como o sujeito se relaciona socialmente. Edna conta que muitos discentes relatam durante as rodas de conversa que, a partir das leituras e discussões dos textos, passam a ver suas próprias vidas de forma diferente, com consciência das responsabilidades consigo mesmo e se abrem para pensar nos próprios erros e limitações.

“A oficina tem me surpreendido e superado minhas expectativas, tanto pela procura, como pela assiduidade. Os alunos que participam do projeto relatam melhoras em diversos aspectos da vida, estão super empenhados a cada encontro discutem animadamente os textos” afirma a professora Edna.

Alunos do projeto Biblioterapia na Prática. Acervo pessoal.

O aluno Varelo Neto, do curso de Ciências e Tecnologia, conheceu o projeto através da própria professora Edna e conta que sofre muito por causa da ansiedade. Ele afirma que a oficina está sendo algo positivo, pois além de ser uma forma de esquecer dos problemas externos, o projeto ajuda alunos com timidez a se sentirem mais livres, promovendo um novo ambiente social.

Para Varelo, um livro em especial marcou suas emoções. Ele já havia lido a obra “Homo Deus” anteriormente, mas ao ler em um dos encontros do projeto, afirma que a reflexão sobre a obra causou um impacto ainda maior. Um livro que conta a história da humanidade abordando temas sensíveis, como a fome, guerra e pobreza, e que proporcionou um debate intenso entre os participantes.

“A obra, para mim, me fez refletir muito sobre coisas como meu estilo de vida atual… Se estou vivendo de uma maneira boa ou ruim, e o que eu poderia fazer para melhorar em alguns aspectos, e principalmente se estou aproveitando bem o meu tempo”, afirma Varelo.

Já para Edna, “O Cavaleiro Preso na Armadura” foi a obra mais marcante do projeto. Um livro que, para a mesma, trabalha profundamente as armaduras que vamos colocando em nós mesmos

Mesmo antes do Biblioterapia na Prática, Edna já aplicava o ato de ler para cuidar da saúde emocional. Por cerca de 10 anos, a professora reuniu alunos de vários cursos diversos da UFRN para trabalhar com leitura em hospitais, no presídio feminino João Chaves, e no asilo de idosos Juvino Barreto, lendo para grupos tão distintos e obtendo resultados positivos.