Ação promovida pelo IEEE na ECT ocorreu na última sexta-feira

Ação faz parte das atividades IEEE Education Week promovidas pelas sociedades da instituição na UFRN.
Escrito por: Camila Pinto | Publicado em: 29 de abril de 2024

Aconteceu na última sexta-feira (26) a visita da Escola Municipal João Gomes da Costa Neto, de Parnamirim, à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). A atividade, inicialmente prevista para o dia 19 de abril, foi promovida pelo Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) como parte da programação da IEEE Education Week. O evento, que ocorreu entre os dias 14 e 20 de abril, celebra uma semana de oportunidades educacionais oferecidas pelo instituto e suas unidades organizacionais, sociedades e conselhos de todo o mundo.

A ação foi conduzida por duas sociedades do IEEE: o Capítulo Técnico Estudiantil Computer Society UFRN (CS UFRN) e o Grupo de Afinidade Women in Engineer UFRN (WiE UFRN). Durante a primeira parte do evento, as equipes realizaram uma apresentação sobre as sociedades e promoveram algumas atividades interativas com os estudantes.

Estudante da escola João Gomes participa de atividade promovida pelo Grupo de Afinidade Women in Engineer UFRN (WiE UFRN). Foto: José Vinicius

Mateus Lemos, secretário do IEEE In Class vinculado ao Ramo Estudantil UFRN (Student Branch UFRN), que coordenou a ação, considera que a visita cumpriu com seus dois principais objetivos: o de trazer os estudantes para dentro da universidade para que eles pudessem conhecer os cursos e a estrutura que a UFRN oferece, além de divulgar esses recursos educacionais da universidade e do próprio IEEE, que podem ser implementados pelas escolas.

Para Mônica, professora de matemática da escola que acompanhou a turma, essa interação da escola com a universidade é muito importante para os estudantes. “Eu acho muito importante a questão das metodologias ativas, esse desenvolvimento dos alunos, eles interagirem e fazerem parte desse novo mundo nas instituições federais, como também pegar o conhecimento da sala de aula e fazer essa prática”, afirma a professora.

Participaram da atividade 35 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Após a visita à ECT, a turma da escola João Gomes e a equipe do IEEE seguiram para a segunda parte do evento, uma visita ao Museu de Ciências Morfológicas do Centro de Biociências da UFRN.

Alunos da Escola Municipal João Gomes da Costa Neto com a equipe do IEEE. Foto: José Vinicius