Aluno do PPgCTI é escolhido para o Programa IMBA Virtual Immersion

Escrito por: Wagner Barboza | Publicado em: 9 de outubro de 2020

O mestrando Italo Andrade de Souza, do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), foi um dos 30 alunos escolhidos para participar do programa IMBA Virtual Immersion. O resultado da seleção saiu no último dia 23 de setembro e contou com candidatos de todo território nacional.

Com um processo seletivo que focou principalmente no perfil profissional, acadêmico e nas experiências que os candidatos tinham, Italo achou a seleção tranquila e buscou mostrar como o programa poderia ser adequado para ele e virse-versa. “Tentei passar exatamente quem eu era” disse.

Entre as etapas da seleção estavam a análise do perfil do candidato com base no Linkedin ou Lattes, de suas experiências profissionais/acadêmicas de maior relevância e uma pergunta aberta, onde o candidato deveria expressar sua motivação em participar do programa.

Para o mestrando, essa é uma oportunidade única pois permitirá trocar experiências e também conhecer e conviver com pessoas de diversas origens e culturas. O formato do programa coloca os estudantes para atuar em problemas reais de uma grande empresa Brasileira.  “Sempre tirei a maioria de minhas lições de outras realidades e aplicações de metodologias em cenários diversos, o que deve ser exatamente com o que conviverei, me enriquecendo imensamente em diversos aspectos”, disse Italo.

O Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação do PPgCTI, desde que foi implantado em 2015, tem como principal foco um projeto pedagógico desafiador que é desenvolver a ciência de forma empreendedora e o empreendedorismo de forma científica. Atualmente o mestrado tem conceito 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Uma vez que o PPgCTI alcance o conceito 4, é possível solicitar a implantação de um curso de doutorado. A conquista de Italo, somadas às outras várias que o programa tem tido, são muito importantes para viabilizar um curso de Doutorado Profissional em Inovação na UFRN.

O Programa IMBA Virtual Immersion

Resultado da parceria entre a Gies College of Business da University of Illinois, universidade estadunidense, e a Campus B, empresa focada em intercâmbios para universitários o IMBA Virtual Immersion acontecerá entre os dias 6 e 19 de outubro, de maneira virtual. Serão 20 horas de atividades, síncronas e assíncronas, distribuídas entre aulas, conversas com empresas, imersões culturais e uma competição de caso.

Os estudantes americanos e brasileiros serão agrupados em times multiculturais que serão apresentados ao contexto do mundo de negócios no Brasil, e conectados aos representantes das empresas, que irão apresentar um problema real a ser solucionado pelos grupos ao longo do programa.

A Campus B oferece bolsas de 100% para estudantes de Pós-Graduação Brasileiros e, no caso da UFRN, o PPgCTI foi um dos Programas indicados pela Pró-reitoria de Pós-graduação.