A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN se destaca mais uma vez no cenário acadêmico, com sete trabalhos…
No dia sete de novembro, o auditório Otto de Brito Guerra foi palco da 36ª edição do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT), com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Neste ano, o Time de Astrofísica e Exoplanetologia (Titan) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN) teve aluno premiado na categoria Vídeo Destaque.
Vencedor na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, está Ezequiel Júnior, graduando em Engenharia da Computação, com seu trabalho intitulado, “Comparando Distâncias de Cefeidas: Gaia DR3 e Infravermelho Médio”, ele busca calibrar estrelas Cefeidas, com o objetivo de usá-las como “velas padrão” para medir distâncias no universo.
Ezequiel afirma que um dos maiores desafios do trabalho foi transformar um tema tão técnico em um roteiro audiovisual: “Nós exploramos várias formas (eu e meu orientador) de fazer essa ‘tradução’. Chegamos à conclusão de que o melhor caminho seria usar uma animação para contar uma história, combinada com uma música que resumisse os objetivos principais. Nossa meta era transformar algo complexo em uma narrativa que fosse acessível, interessante e compreensível para todos os públicos”, diz o aluno.
O discente ressalta que o prêmio mostra que, apesar de toda a concorrência, quando o esforço e a dedicação trabalham em conjunto, o resultado é ser reconhecido e ir cada vez mais longe. Ele enxerga cada conquista como um degrau para um objetivo ainda maior: “Sei que temos potencial para contribuir muito mais, e vejo esse prêmio não como um ponto final, mas como o começo de uma longa trajetória de pesquisa e, espero, trazer mais premiações e contribuições para a ciência”, acrescenta Ezequiel.
O professor Leonardo Almeida coordenador do projeto Titan e orientador do discente, destaca a importância da pesquisa acadêmica na formação dos estudantes: “Enxergo que a pesquisa acadêmica, em particular a Iniciação Científica, transcende o aprendizado teórico da sala de aula e permite a conquista de habilidades, como o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade de solução de problemas complexos, o desenvolvimento da comunicação e da escrita científica e o trabalho em equipe”, comenta o professor.
Pela quarta vez consecutiva estudantes do Titan participaram do CICT, sendo que em três dessas edições obtiveram premiações. O professor Leonardo salienta que o sucesso de Ezequiel nesta última edição, da Livia Maria e do Eder Xavier em edições anteriores, reflete diretamente na ECT e traz um impacto triplo e extremamente positivo para nossa unidade, que são eles: visibilidade e prestígio acadêmico, motivação para os novos estudantes de iniciação científica e atração de novos talentos e alunos para a ECT.