Alunos da ECT e inPACTA fortalecem vínculo com indústria

Escrito por: Everton Félix | Publicado em: 18 de junho de 2025

No último dia 7, estudantes da disciplina de Ciências e Tecnologias Aplicadas (CTA) do curso de Engenharia Mecatrônica e representantes da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos, Tecnológicos e Aplicados (inPACTA/ECT), realizaram uma visita à indústria Primícias do Brasil, no município de Macaíba/RN, na fábrica Sinhá Maria, que atua na criação de goma de tapioca. A visita foi fruto de uma parceria com a inPACTA e o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX | RN), onde os alunos tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos acadêmicos ao avaliar e propor uma solução para a demanda de registro de sacos de goma produzidos diariamente pela fábrica.

A atividade faz parte de uma ação do programa indPOWER, iniciativa desenvolvida pelo PAX | RN e que envolve o detalhamento técnico de uma solução para um problema da indústria, apresentando soluções viáveis, ágeis e protótipos funcionais. Além disso, o programa visa uma maior aproximação entre a universidade com a indústria através da inPACTA, que passará a atuar de forma direta no projeto sob a supervisão de professores da universidade, auxiliando estudantes e pesquisadores a desenvolverem projetos e soluções criativas que facilitem processos práticos no âmbito industrial.

A parceria irá abrir novas oportunidades para universitários no mercado. Imagem: Camila Beatriz (PAX | RN)

Para o gerente operacional da inPACTA, professor Orivaldo Vieira, alinhar as ações da universidade com a indústria proporcionará o crescimento de ambas, permitindo a captação de mais recursos para o financiamento de pesquisas para criação de novas tecnologias e melhoria de infraestrutura de laboratórios. “Acredito que a ECT pode se beneficiar muito dessa aproximação, porque pode abrir um canal de comunicação com a indústria para que os alunos consigam ter acesso a esse tipo de conhecimento e desafio”, detalha o professor.

Segundo Orivaldo, estão sendo desenvolvidos dois MVPs (Produto Mínimo Viável), um através da inPACTA e outro pelos estudantes de CTA, para solucionar um problema relevante da indústria, alinhado com o objetivo geral do indPOWER, com a expectativa de que em dois meses o produto esteja concluído.

Já para Marcelo Borges, professor da disciplina de CTA, que tem como proposta fazer com que os alunos pesquisem e proponham resoluções para problemas científicos e tecnológicos para demandas da sociedade, a atividade foi de grande importância para os discentes: “Esse encontro abriu caminhos para futuras parcerias, estágios, desenvolvimento de soluções tecnológicas e fortalecimento do vínculo entre o meio acadêmico e o setor produtivo”.

Estudantes na indústria Primacias do Brasil, em Macaíba/RN. Imagem: Camila Beatriz (PAX | RN)