Alunos da ECT realizam visita à Base Aérea

Escrito por: Jussier Lucas | Publicado em: 17 de maio de 2024

Na última quarta-feira, 08 de maio, alunos do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, do curso de Ciência e Tecnologia (C&T) e de diversas engenharias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram uma visita técnica à Base Aérea de Natal. A atividade foi organizada no âmbito das disciplinas “Geopolítica e Poder Espacial” para estudantes do mestrado e “Introdução à Engenharia Aeroespacial” para graduandos, ambas ministradas pelo professor da ECT Douglas do Nascimento.

Discentes e o Esquadrão Gavião – Foto: Arquivo pessoal

O Professor Douglas do Nascimento Silva, responsável pela organização da visita, explicou que o principal objetivo pedagógico das atividades é consolidar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Segundo ele, as visitas realizadas durante as aulas do mestrado e da ênfase em tecnologia espacial e astronomia são essenciais para que os alunos possam ver na prática as atividades realizadas em locais como centros de pesquisa, unidades militares e unidades de fabricação, proporcionando uma visão mais concreta de como será a atuação dos futuros profissionais.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura e o funcionamento de uma base aérea. Eles exploraram diversas unidades, incluindo a escola de aviação, a unidade de helicópteros, a unidade de transporte e a unidade de caças, onde puderam ver simuladores desses aviões em operação. O Professor Douglas destaca a importância dessa experiência prática, afirmando que foi muito importante para que os estudantes pudessem ver na prática coisas que muitas vezes ficam só na teoria, na sala de aula.

Estudantes durante visitação – Foto: Arquivo pessoal

Os alunos também receberam explicações detalhadas sobre a logística e o funcionamento da base, que é responsável por uma vasta área de cobertura e segurança, além de desempenhar funções de apoio e transporte. A visita à Base Aérea de Natal proporcionou aos estudantes uma visão aprofundada e prática dos conceitos estudados em suas disciplinas, reforçando o compromisso da ECT/UFRN com a formação de profissionais altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho aeroespacial.