A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN se destaca mais uma vez no cenário acadêmico, com sete trabalhos…
A Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da UFRN se destaca novamente, com cinco trabalhos de alunos vinculados a Escola pré-selecionados para a 36ª edição do Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN, cujo tema é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar mudanças climáticas no meu território”. Dentre os selecionados, três deles concorrem na categoria Trabalho Destaque, enquanto os outros dois irão disputar a categoria Vídeo Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica. A listagem completa dos trabalhos pré-selecionados foi divulgada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) no dia 14 de outubro.
Um dos trabalhos selecionados na categoria de Vídeo Destaque é o do aluno Ezequiel Amador Soares, orientado pelo professor Leonardo Andrade de Almeida (ECT/UFRN). Em seu projeto, Ezequiel investigou a consistência entre as distâncias das Ceifadas derivadas via paralaxes do Gaia DR3 e aquelas obtidas através da relação período-luminosidade no infravermelho, utilizando dados dos satélites WISE e Spitzer. O discente afirma que ser indicado ao prêmio representa muito mais do que um reconhecimento individual e que o trabalho desenvolvido é relevante para a universidade, o que o motiva a acreditar na ciência e na universidade pública.
O professor Leonardo Almeida, coordenador do Projeto de extensão Cometa Nordestino e Líder do Projeto TITAN, afirma que sente uma profunda satisfação e validação do método de trabalho ao ver seus alunos indicados ao prêmio e destaca que os projetos oferecem um ambiente onde os alunos de iniciação científica e de extensão se apoiam mutuamente. Para o professor, ver um aluno que termina a graduação com um artigo publicado e uma experiência sólida em apresentação de trabalhos e comunicação científica, é a maior recompensa da docência.
Já na categoria de Trabalho Destaque, a estudante Débora Ingrid da Silva Gonçalves, orientada pelo professor Filipe Martel de Magalhães Borges (ECT/UFRN), estuda a perovskita e busca entender como suas propriedades mudam com diferentes composições e temperatura. A pesquisa busca, também, desenvolver materiais mais eficientes e sustentáveis que possam contribuir com as metas ambientais e tecnológicas previstas pela Organização das Nações Unidas. A discente afirma que o envolvimento com a pesquisa permitiu que ela compreendesse melhor as análises realizadas e o impacto científico do trabalho, despertando ainda mais seu interesse nos estudos dessa área.
Na mesma categoria, o estudante Davidson Nunes de Oliveira, que também é orientado pelo professor Filipe Martel, descreve o seu trabalho como uma peça estratégica para a mitigação dos gases poluentes e nocivos à saúde humana na atmosfera. “A Perovskita é um dos materiais mais estudados na engenharia de materiais, na química, na engenharia química. Isso muito por conta da sua versatilidade de propriedades, ora na catálise automotiva, ora em placas solares. Com o nosso trabalho, não é só o ar que fica mais limpo, como também os recursos hídricos, tema central do 36° CICT”, afirma o estudante.
O professor Filipe Martel destaca que um dos pontos importantes dos projetos sob sua orientação é a formação do discente, desenvolvendo competências e habilidades, como: oralidade, escrita de artigos científicos, trabalho em equipe, compromisso, responsabilidade, bem como desenvolver síntese de materiais avançados para interpretar resultados. O docente diz que as indicações de seus alunos o traz a sensação de reconhecimento por toda a dedicação que foi empenhada para desenvolver a pesquisa.
Os projetos selecionados seguem para a avaliação final pela Comissão Julgadora do evento, e os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do CICT, que acontece no dia 07 de novembro no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN.
Confira abaixo os trabalhos pré-selecionados vinculados à Escola de Ciências e Tecnologia:
Categoria Trabalho Destaque
– Engenharia de Defeitos em Perovskitas La₁₋ₓCaₓCo₁₋ₓMnₓO₃ para Oxidação Catalítica de CO: Impactos Estruturais e Potencial de Créditos de Carbono. Autor(a): Davidson Nunes de Oliveira (Graduando em Engenharia de Telecomunicações); Orientador: Filipe Martel de Magalhães Borges (ECT/UFRN).
– Busca por exoplanetas ao redor do sistema binário evoluído NY Vir. Autor(a): Amalia Matias Alves de Souza Ribeiro (Graduanda em Ciência e Tecnologia); Orientador: Leonardo Andrade de Almeida (ECT/UFRN).
– Comparação estrutural de perovskitas La₁₋ₓCaₓCo₁₋ₓMnₓO₃ (x = 0,05 e 0,10): influência da calcinação e perspectivas em tecnologias limpas. Autor(a): Débora Ingrid da Silva Gonçalves (Graduanda em Ciência e Tecnologia); Orientador: Filipe Martel de Magalhães Borges (ECT/UFRN).
Categoria Vídeo Destaque
– Efeitos do treinamento físico sobre a forma da onda teta dos sonos REM fásico e tônico na região CA1 do hipocampo dorsal de ratos. Autor(a): Raíssa Breit dos Santos (Graduanda em Ciência e Tecnologia); Orientador: Hindiael Aeraf Belchior (DEF-UFRN).
– Comparando Distâncias de Cefeidas: Gaia DR3 e Infravermelho Médio. Autor(a): Ezequiel Amador Soares Junior (Graduando em Engenharia da Computação); Orientador: Leonardo Andrade de Almeida (ECT/UFRN).