A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) realiza defesa de memorial acadêmico para promoção à classe E, da docente Kaline…
Os alunos da UFRN Pedro Rian, Victor Crispim, Joallacy Paulino — do curso de Ciências e Tecnologia — e João Lucas, do curso de Ciências Biológicas, conquistaram o 1° lugar no Desafio ELI Agro 2025 através da startup CampoX, uma iniciativa voltada para o agronegócio. A premiação aconteceu no palco da última edição do Go!RN, realizada no último sábado (8) no Centro de Convenções, em Natal/RN.
O projeto foi realizado em parceria com o professor Vinicius Sátiro — do município de Lajes/RN — e desenvolvido para análise, em tempo real, de imagens do ambiente rural. Essas imagens são gravadas por câmeras de videomonitoramento via Wi-Fi e processadas por um servidor com visão computacional e inteligência artificial, que identifica e interpreta situações diversas do ambiente rural.
Integrada ao Whatsapp, o produto permite que o trabalhador rural possa solicitar análises automáticas sobre a saúde dos animais, o nível de ração, manejo e outros aspectos da produção, tudo isso via mensagens de texto e áudios pelo aplicativo. Além da CampoX, o segundo lugar também pertence a UFRN com a equipe Agertch.
Sobre o Desafio ELI Agro
O Desafio ELI Agro é uma iniciativa do Ecossistema Local de Inovação, que busca relacionar estudantes, pesquisadores, produtores rurais, startups e instituições para criar soluções inovadoras para o agronegócio em conjunto, isso integrado ao cenário potiguar.
Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Sebrae-RN, os participantes do desafio realizam diagnósticos em campo junto dos produtores rurais e, diante dos desafios identificados, desenvolvem suas propostas de solução.