Alunos de CeT escrevem cartas para a sociedade

Projeto Cartas de CeT Para o Mundo retorna com novas mensagens
Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 9 de maio de 2023

O projeto de extensão que traz cartas escritas por alunos de Cet, abordando temas socialmente importantes da atualidade, já está prestes a retornar. Neste mês, o projeto, coordenado pela professora Ada Lima, volta a dar voz às novas ideias dos estudantes, e impactar os leitores com diversos temas.

A proposta do projeto é transformar os textos em posts informativos para o instagram, no sentido de serem cartas abertas destinadas à população brasileira, proporcionando fácil acesso à informação utilizando linguagem acessível para o público não acadêmico. A ideia surgiu durante uma tarefa de uma das aulas de Práticas de Leitura e Escrita II, em 2020.2, e foi tão bem recebida pelos seguidores da página, que fez com que o perfil fosse reativado em 2021.1 para dar continuidade às cartas.

Em sua última edição, os alunos escreveram sobre os cuidados com a saúde mental durante a pandemia da Covid-19, e do uso responsável das redes sociais, que foram temas discutidos pela turma ao longo do semestre. Neste momento, o projeto está se preparando para voltar a comunicar novas mensagens com uma equipe de novos membros.

Josué Anuar, aluno de CeT, e membro do Cartas de CeT Para o Mundo, participou da edição anterior, e permanece como monitor junto com outros dois estudantes. Para ele, o projeto tem um papel de catalisador de boas experiências com a escrita, e uma vez que vivemos em uma sociedade organizada em torno deste mecanismo, manter uma relação saudável com a prática de escrever é fundamental. É como explica  a professora Ada Lima, “aperfeiçoar as competências da leitura e da escrita é necessário para exercer plenamente a cidadania, pois permite a comunicação, o acesso ao conhecimento e a intervenção em situações diversas”.

Desse modo, a escrita, leitura e o pensamento crítico são trabalhados juntos desde a elaboração das mensagens, até sua publicação.

A caixa de correios está na conta do instagram @cartascet, siga e receba todas as cartas.