Aplicativo desenvolvido pela ECT, que auxilia no combate da COVID-19, está disponível para download

ELIAS coleta sinais vitais, patologias e condições de saúde para monitorar as doenças da população de forma massiva.

Escrito por: Líria Paz e Marilia Bezerra | Publicado em: 25 de julho de 2020

Epidemiologia Laboratorial com Inteligência Artificial na Saúde – ELIAS já está disponível para download  na Play Store. A ferramenta tem como principal objetivo sistematizar informações – como sinais vitais, patologias e condições de saúde – buscando auxiliar o usuário na hora da tomada de decisões com o intuito de diminuir o número de pessoas que procuram hospitais e, consequentemente, reduzindo o número de contaminados pelo novo coronavírus.  

A ferramenta contou com colaboração internacional e foi desenvolvida por pesquisadores de diversos departamentos da UFRN, sendo maior parte da ECT. 

Como funciona 

Após cadastrar-se no aplicativo, o usuário deve fornecer as informações pessoais solicitadas. Em seguida, deverá realizar as seguintes medições: temperatura, sinais vitais – frequência respiratória e pulsação – e registrar os valores no sistema. Deve-se, ainda, informar patologias e/ou enfermidades existentes como, por exemplo, diabetes e asma. O participante pode acompanhar seu histórico a qualquer momento, para saber sua situação de risco. 

O ELIAS não realiza diagnóstico clínico, mas sim, orienta o usuário para compreensão de seus sintomas. 

Proteção de dados 

Para utilizar o aplicativo deve ser maior de 18 anos e aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE/TALE). O usuário pode abandonar a pesquisa a qualquer momento, basta não atualizar suas medições. Com o objetivo de zelar pela privacidade, caso o participante deixe de adicionar novas informações de medição, todos os dados serão deletados dos servidores.

As informações obtidas serão apresentadas em trabalhos de universidades e revistas de pesquisas, mas sem identificação pessoal, ou seja,  informações dos usuários não serão divulgadas.