Colóquio sobre águas subterrâneas acontece na Semana de C&T

O evento tem como temática a Gestão e os Desafios das Águas Subterrâneas para o Abastecimento no RN
Escrito por: Felipe Ribeiro | Publicado em: 17 de novembro de 2025

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), através do Laboratório de Soluções Ambientais (LASA), realiza a primeira edição do “Colóquio das Águas Subterrâneas do RN”. O evento, com o tema “Gestão e os Desafios das Águas Subterrâneas para o Abastecimento no RN”, acontece no dia 18 de novembro juntamente com a VIII Semana de Ciências e Tecnologia, das 08h às 16h.

O Colóquio, patrocinado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e com o apoio da Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (Agern), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e da Federação dos Geólogos Brasileiros (Febrageo), contará com palestras voltadas às questões hídricas do RN, como os aquíferos e mananciais subterrâneos potiguares. Essas exposições serão mediadas por profissionais influentes na área hidrológica, como Eliasibe de Jesus — geólogo da Agência Nacional de Mineração —, o professor do Instituto de Química e pesquisador do LABPROBIO Raoni Batista dos Anjos, entre outros pesquisadores e profissionais hídricos.

Além de palestras, o colóquio também realizará uma mesa redonda com o tema “O papel das águas subterrâneas na segurança hídrica e a sua gestão sustentável”. A mesa terá como mediador o membro da Agern, Carlos Augusto Medeiros, e seus debatedores serão a professora da ECT, Vera Lúcia Lopes de Castro; o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Lopes Varella Neto e o Analista de Saneamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), João Maria Martins Araújo.

Paula Stein, pesquisadora do Lasa, destaca a relevância do tema abordado no colóquio, afirmando que as reservas hídricas do RN são essenciais e fundamentais para o povo potiguar. “Mais da metade da população do RN tem seu suprimentos hídrico garantido graças às águas que estão armazenadas nos nossos aquíferos. Precisamos alavancar essa linha de pesquisa, buscar recursos para desenvolver projetos que visam um melhor detalhamento dessas reservas, formar um grupo de pesquisa sólido e sobretudo precisamos avançar na gestão dessas águas”, ressalta Stein.

A pesquisadora realça a importância dos alunos da Escola em descobrir mais sobre essa área de estudo, considerando a Semana de CeT uma vitrine para expor essa temática. ‘Buscamos que eles entendam o que a área demanda, e como a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da ECT pode contribuir nas pesquisas e soluções que visam, ao final, o uso sustentável das águas subterrâneas.”, complementa Paula.

A programação completa do Colóquio pode ser conferida aqui.