Conheça a nova gestão do DAECT

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 13 de dezembro de 2019

No dia 5 de dezembro,  ocorreu a eleição para a gestão que irá representar o Diretório Acadêmico da Escola de Ciências e Tecnologia (DAECT) durante o ano de 2020. A  chapa “Organizar e Agir” foi a vencedora. O DAECT é a entidade responsável por representar mais de 3.000 estudantes, tem como função organizar e expressar as vontades, os anseios e as posições políticas discentes através de discussões, debates, palestras e reuniões, de forma democrática. O diretório está aberto a todos os que quiserem participar, visando à defesa dos interesses estudantis, ao aprimoramento do ensino na universidade, do sistema universitário e das condições de vida e de lazer dos alunos.

“Devido a falta de integração entre as gestões passadas e os estudantes, tornou-se necessário organizar o diretório e depois agir, tomando medidas em benefício dos alunos”, disse Mayron Farias, presidente eleito. A nova gestão possui um representante de alunos em diferentes lugares na universidade: alunos que recebem auxílio financeiro, bolsistas, monitores, tutores, atletas e também representantes da comunidade LGBTI+, negros e mulheres. Segundo Mayron, é preciso ter todas essas representações para auxiliar na criação de medidas e ações em prol de todos.

O plano de ação da nova gestão é extenso e pretende atender as demandas de todos os alunos, desde os calouros até os que já estão entrando no segundo ciclo. Devido ao grande número de ingressantes por semestre e de alunos em uma sala de aula, o DAECT pretende estar ativo a partir do momento das matrículas no início do semestre, para que o aluno sinta-se acolhido, por meio de eventos e palestras. 

A saúde mental dos estudantes que já estão a algum tempo na graduação também é contemplada pela gestão. A equipe pretende facilitar o acesso do estudante aos psicólogos educacionais e divulgar tais serviços, de forma a incentivar a permanência estudantil. A nova gestão também já está buscando parceria com Centros Acadêmicos que representam as engenharias de segundo ciclo.


O DAECT possui cinco diretorias, sendo elas:

Assuntos AcadêmicosMaria vanessa (diretora)

Rutyane Araújo (secretária) 

Enelyn Naya (secretária); 

Comunicação 

  • Moab Moam (diretor) 
  • Leticia Batista (secretária);  

Eventos 

  • Beatriz Marques (diretora), 
  • Evelyn Beatriz (secretária) 
  • Antonio Felipe (secretário); 

Esportes e lazer 

  • Marta Maira (diretora), 
  • Iasmim Martins (secretária) 
  • Cintia Cristina (secretária);  

Finanças

  • Sarah Maria (diretora), 
  • Geórgia Teresa (secretária) 
  • Mikael Medeiros (secretário). 

Secretaria geral 

  • Rafaela Augusta 
  • Ferdanda de Brito 

Presidente 

  • Mayron Farias 

Vice-presidente 

  • Emilyn Freire 

Para entrar em contato com a atual gestão: 

organizareagirdaect@gmail.com

Telefone: 

(84) 99843-5812

Endereço: 

Sala do Diretório Acadêmico (em frente a sala 1) no primeiro andar, Escola de Ciências e Tecnologia. 


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]