CTS abre processo seletivo para monitoria

Escrito por: Carllos Delfino | Publicado em: 25 de julho de 2022

A Escola de Ciências e Tecnologia, da UFRN, abre processo seletivo para monitoria voluntária na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), sendo 03 vagas disponíveis para ingresso no semestre 2022.2 além de cadastro reserva, com inscrições realizadas através da plataforma do SIGAA, até o dia 26 de julho.

A seleção acontece no dia 27 de julho, através da plataforma do Google Meet, onde os interessados devem aguardar numa sala de espera a partir das 9h ou das 14h, com tolerância máxima de 15 minutos a partir desses horários. Logo em seguida os candidatos serão chamados um a um para a entrevista, onde terão 5 minutos para responder a questão prévia: “A Ciência e a Tecnologia são construções do criativo intelecto humano que, ao longo de sua história, modificam as relações com a sociedade, podendo ser geradoras de vida ou de (auto)destruição. Descreva um cenário em que a aliança Ciência e Tecnologia causou projeção de vida e um em que foi causa de morte. Tendo em vista esses dois cenários descritos por você, demonstre como essas situações impactaram no contexto socio-histórico e geopolítico nacional ou mundial. Assim sendo, diga-nos porque o ensino de CTS é pertinente na formação em engenharia”.

Após o tempo de resposta, o candidato será submetido a uma entrevista com duração de 10 minutos com o responsável pelas vagas. Os monitores da área CTS participam ativamente da discussão dos planos de aula que serão adotados no semestre pelos professores. Integrantes da equipe pedagógica da área, atuam especialmente na componente Ciência, Tecnologia e Sociedade. No semestre 2022.2, serão possivelmente retomados os grupos de estudos – espaços de diálogo com os estudantes, em que os monitores têm um papel protagonista. Atividades como essas e outras estão voltadas a uma iniciação à docência dos monitores.

Abaixo estão os links para acesso a entrevista remota:

• Link 1: Sala de Espera: meet.google.com/fde-jbnw-rei
  • Link 2: Sala de entrevista: meet.google.com/ovy-tyyw-eym