Desenvolvimento Sustentável do Semiárido na Era Covid é tema de projeto do PPgCTI aprovado no edital FAPERN

Escrito por: Francisca Pires | Publicado em: 15 de outubro de 2020

A proposta intitulada “Integração e Gestão da Inovação para o Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Semiárido na Era Covid” foi aprovada no último dia 08 e pertence ao Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação – PPgCTI da UFRN. 

O projeto foi elaborado exclusivamente em resposta aos Editais nº 18/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e nº 03/2020 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN, centrados, respectivamente, nos propósitos sinérgicos de desenvolvimento de áreas prioritárias e da Pós-graduação nos Estados. A partir de um repertório inter e multidisciplinar de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a iniciativa tem por objetivo cerne o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Semiárido norte-rio-grandense. 

Nesse contexto, o grupo oferta um arcabouço metodológico plural para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para situações-problema diversas, alinhado ao paradigma tecnoeconômico 4.0. Considerando a Era Covid, destacam-se tendências tecnológicas e mercadológicas para os setores produtivos da saúde, do extrativismo, do agronegócio, da indústria de transformação e de serviços. Estes desafios,especialmente no período pós pandemia, necessitarão de uma otimizada relação interinstitucional de atores diversos, dos setores produtivos, acadêmicos e sociais para minimizarem os impactos já evidenciados no primeiro semestre de 2020.

Especificamente, o projeto propõe o modelamento e criação de um Ecossistema de Inovação do Seminárido, com um HUB de Inovação do Semiárido no Parque Tecnológico Augusto Severo, em Macaíba, com governança compartilhada, dentro da abordagem da tríplice hélice de Etzkowitz, conectado a pontos focais, localizados nas cidades pólo das microrregiões norte-rio-grandenses, inseridas no Semiárido. Além do ambiente de cocriação, a iniciativa conta com projetos de pesquisa âncora em saúde, biodiversidade, economia circular, criativa, educação e conhecimento tradicional.

Adicionalmente, é prevista modelagem de integração das ações norte-rio-grandenses com congêneres de outras localidades do Semiárido. A internacionalização das discussões acerca das questões do Semiárido terá como ponte uma sessão técnica sobre soluções para terras secas e desertificação no Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos (http://istb.ect.ufrn.br/), evento do PPgCTI, para estimular a interação de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. Formação de recursos humanos qualificados para atuar na região; produção e transferência de conhecimento por meio de soluções tecnológicas e startups estão entre os resultados esperados.

Nessa direção, espera-se, ainda que o PPgCTI tenha protagonismo no processo de desenvolvimento socioeconômico do Semiárido, contribuindo com redução das assimetrias regionais, como prevê o Sistema Nacional de Pós-graduação para o quadriênio 2021-2024. 

O edital da FAPERN tinha por objetivo selecionar no mínimo 20 projetos propostos por Programas de Pós Graduação do Estado que tivessem interesse em participar do Plano de Desenvolvimento da Pós Graduação – PDPG da FAPERN, dentro de um período de execução de 48 meses. O processo seletivo teve três níveis de propostas selecionadas. A do PPgCTI foi selecionada em dois: entre as 35 selecionadas para o PDPG (2020-2024) e entre as 23 selecionadas para submissão ao edital 018/2020 da CAPES. 


Lugar de mulher é fazendo ciência!

Duas discentes da ECT, uma do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação e outra do curso de Ciências e Tecnologia foram aprovadas no último edital “Mulheres na Ciência e Inovação”. No total foram quase 400 projetos inscritos e apenas 276 aprovados. Cabe destacar que esta edição, por ser online, tornou  possível ampliar as […]

Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]