Divulgando soluções em Mecânica dos Fluidos

Escrito por: Raylena Evelyn | Publicado em: 15 de junho de 2022

A mecânica dos fluidos é uma parte da física que estuda e analisa o efeito de forças em fluidos tanto em repouso quanto em movimento. Além de possuir inúmeras aplicações nas engenharias e ciências exatas, os conteúdos abordados na disciplina são essenciais na formação dos profissionais dessas áreas de conhecimento. Durante a graduação, contudo, são muitas as dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão e aplicação dos conceitos na resolução de problemas.

Para minimizar essas dificuldades e também divulgar os conceitos de mecânica dos fluidos e similares, a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) promove, nos dias 18 de junho e 16 de julho deste ano, a oficina “Divulgando soluções em Mecânica dos Fluidos”. A ação, que possui carga horária total de oito horas, é coordenada pelos docentes da ECT Douglas Silva e Nayara Bezerra e conta ainda com a participação dos monitores Felipe Dantas e Uellen Nicolete.

“A importância do projeto se dá frente a dificuldade que os discentes apresentam na compreensão e aplicação dos conceitos na resolução de problemas, sendo então imprescindível esse momento para reforçar o conhecimento das leis que governam os processos e, consequentemente, para garantia de melhoria no índice de aproveitamento e aumento das médias globais de aprovação dos discentes”, explica a professora Nayara. Segundo a docente, o projeto foi criado também com o intuito de atrair mais alunos para participarem dos encontros que ocorrem no final de cada unidade, como forma de revisão.

O professor Douglas, por sua vez, pontua que é muito comum os professores realizarem atividades de revisão próximo às provas, com o intuito de ajudar os alunos a se preparem cada vez mais. Durante a pandemia o professor percebeu que muitas pessoas, até mesmo de outras universidades, se interessavam pelo trabalho realizado por eles e, a partir daí, foi decidido então pela realização das oficinas. “Nós achamos melhor fazer um projeto de extensão em que pudéssemos trabalhar questões ou conceitos que estão relacionados à mecânica dos fluidos, mas com aplicações práticas.”, ressalta o professor.

O projeto abordará também discussões de problemas que envolvem a análise integral e a análise diferencial do escoamento de fluido, o Teorema de Bernoulli, a aplicação da equação de Navier-Stokes, a análise dimensional e semelhanças, a quantificação da perda de carga para o escoamento interno viscoso do fluido e, por fim, o escoamento externo.

Clique aqui para realizar a inscrição.