Docente da ECT realiza defesa de memorial para promoção à classe Titular

Escrito por: Adrielen Vilela | Publicado em: 9 de dezembro de 2025

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) realiza defesa de memorial acadêmico para promoção à classe D, da docente Zulmara Virgínia de Carvalho. O evento é uma formalidade acadêmica que, em sua aprovação, concede a classe mais alta da carreira de professor do magistério superior nas universidades federais do Brasil: a classe Titular. A defesa será no formato remoto, transmitida ao vivo pelo canal da ECT no YouTube, às 9h em 11 de dezembro deste ano.

A comissão avaliadora da docente Zulmara Virgínia de Carvalho é presidida pelo professor titular da UFRN Aldayr Dantas de Araújo e constituída pelos professores titulares Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella (Universidade Federal da Bahia – UFBA), Gesil Sampaio Amarante Segundo (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC) e Maria Emilia Camargo (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM). Já a suplência da comissão é composta pelo professor Gláucio Bezerra Brandão (UFRN) e o professor titular Melquisedec Lourenço da Silva (IFRN).

Sobre o docente

Zulmara Carvalho é física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), possui mestrado e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006), e especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Além disso, tem experiência na área de Metrologia e Qualidade; Divulgação Científica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em magnetismo e em medidas realizadas em condições de baixas temperaturas e altos campos magnéticos.