ECT e Museu Câmara Cascudo promovem clube de leitura

Escrito por: Giovanna Bellato | Publicado em: 30 de agosto de 2023

O projeto de extensão “Café com Ciência: Clube de leitura de divulgação científica”, da Escola de Ciências e Tecnologia, retomará os encontros do clube de leitura no próximo sábado. Pensando em divulgar a ciência entre os leitores, a ação reúne alunos da UFRN em grupo literário que acontece no Museu Câmara Cascudo, promovendo um espaço de discussões e análises acerca de uma variedade de obras literárias.

Com o retorno da iniciativa, interrompida durante a pandemia da Covid-19, os primeiros sábados de cada mês voltam a ser dedicados ao estudo e apreciação de uma obra literária de não-ficção sobre tópicos ligados às ciências, selecionada pelos organizadores, desta vez em um novo ambiente. Desde 2018, o projeto acontecia nas dependências da ECT, sendo esta a primeira vez explorando outros lugares para aprofundar a leitura em conjunto.

A parceria com o Museu Câmara Cascudo surgiu após recentes visitas do professor e coordenador do projeto, Leandro Bevilaqua, onde começou a idealizar os encontros acontecendo em um espaço rodeado de conhecimento científico. O professor afirma que a ideia de sair dos muros da universidade é antiga, na expectativa de aumentar o contato com a sociedade com o pensamento científico. Em uma conversa com o professor Darlan Moreira, coordenador adjunto da ação, foi decidido que um local como o MCC seria ideal para esse diálogo.

Retomando a extensão com o livro “Inteligência artificial a nosso favor”, do autor Stuart Russell, a primeira reunião promete discutir um tema atual e importante para a sociedade. “Esperamos uma conversa de alto nível, prazerosa e informativa”, declara Leandro.

Nos próximos meses, os livros selecionados são “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, “O enigma quântico: O encontro da física com a consciência”, e será finalizado com “O gene egoísta”.

As inscrições estão abertas para estudantes da UFRN interessados em ciência, por meio da plataforma Sigaa.