ECT e Pequeno Príncipe: uma parceria para inovação

Professores do grupo de Negócios Tecnológicos atuaram na criação do Escritório de Inovação do maior hospital pediátrico do país.

Escrito por: Marilia Bezerra | Publicado em: 24 de setembro de 2020

O Complexo Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba/PR, junto com o grupo de Negócios Tecnológicos (NegTec) da Escola de Ciências e Tecnologia, desenvolveram o Escritório de Inovação Pequeno Príncipe, que tem como objetivo potencializar a capacidade de inovação da instituição, que é composta pelo maior hospital pediátrico do Brasil, faculdade com cursos voltados para área da saúde e centro de pesquisa.

O responsável pelo escritório, Guilherme Rosso, egresso do curso de graduação em Ciências e Tecnologia da UFRN, estabeleceu a parceria com os professores do NegTec para atuarem como consultores ad hoc – conselheiros especializados -, visando desenvolver as quatro frentes de trabalho do escritório: cultura de inovação contínua, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e redes de inovação. “O grupo Negócios Tecnológicos tem por missão introduzir e dar condições de consolidação do empreendedorismo inovador em quaisquer situações; quaisquer lugares. Essa é nossa razão de existir”, afirma o professor e pesquisador Gláucio Brandão, que participou da construção do projeto, em conjunto com os professores Efrain Matamoros e Zulmara de Carvalho.

O escritório já possui dois projetos em andamento. Um desses projetos é o TytoCare, dispositivo portátil que mede a temperatura corporal, frequência cardíaca, realiza ausculta do coração, pulmões e região abdominal, além de gerar imagens da garganta, ouvidos e pele. Os dados obtidos pelo aplicativo instalado no dispositivo são enviados – em tempo real – para uma central de atendimento a distância. Outro projeto é o Brain4care, sensor que monitora a pressão intracraniana de forma não invasiva.

Atualmente, o grupo de professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) vem trabalhando para fortalecer o vínculo com a instituição através de projetos de extensão e pesquisa, com os alunos da graduação e mestrado.


Inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação encerram neste sábado

As inscrições para o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação,que tiveram início no dia 15 de agosto, terminam em 18 de setembro, próximo sábado, e devem ser feitas exclusivamente via internet, na página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.  O edital divulgado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação […]

Já pensou em integrar uma pesquisa sobre Comunicação em Rede Neural? O Programa de Pós-graduação em Física está com inscrições abertas!

O exame de seleção será realizado no dia 21 de novembro de 2021 e as inscrições, feitas via PPG-Física ou Plataforma EUF (Exame Unificado de Física), estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2021.  As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Física de quinze instituições, uma delas a da UFRN, irão realizar esse […]