ECT e PPgCTI participam de workshop promovido pelo Sebrae

Escrito por: Everton Félix | Publicado em: 17 de julho de 2025

Investidores e aceleradoras são atores protagonistas dentro de um ecossistema de inovação. Isto porque é justamente o desenvolvimento tecnológico — a fase entre a pesquisa científica e os processos de inovação — que mais demanda por financiamento e mais apresenta riscos. Nesta direção, os editais de inovação impulsionam os projetos científico-empreendedores.

Um dos editais atualmente em curso é a segunda edição do Catalisa ICT, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltada à capacitação e fomento de startups acadêmicas com base tecnológica. Em abril de 2025, 16 projetos vinculados à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e ao Programa Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) foram aprovados na primeira fase do edital.

Marcando o final dessa primeira fase, foi realizado na terça-feira, 1, o Workshop Nordeste Catalisa ICT, evento realizado em Recife, Pernambuco. O workshop reuniu os participantes, incluindo os projetos vinculados à ECT e ao PPgCTI, que tiveram suas pesquisas aprovadas no primeiro ciclo do edital, e promoveu orientações sobre as exigências da próxima fase, debates sobre inovações no mercado e a apresentação de relatórios detalhados de idéias que foram bem sucedidas no mercado na edição de 2024 do programa.

Entre os participantes com as propostas aprovadas, cinco discentes e a professora da ECT Zulmara Carvalho estiveram presentes no workshop, representando seus respectivos projetos, entre eles, Célia Buarque, representando a Indiq.AI; Idamylton Cunha, representando a Refácil; José Veraldo, representando o projeto WLF; Bianca Monike, representando o sistema MÃINHA; e Danilo Silveira, representando a Sci2biz.

Para Bianca, mestranda do PPgCTI e responsável pela proposta do MÃINHA, estar no workshop foi de grande importância para elevar o status do seu projeto. “Foi uma oportunidade para enxergar, com mais clareza, como minha pesquisa pode se conectar com as demandas do mercado e sair do papel de forma mais estratégica”, relata a aluna. Já Célia Buarque, também mestranda do PPgCTI, detalhou mais sobre a experiência nesta fase. “Concluímos a etapa inicial com todas as entregas solicitadas antes do prazo. Saímos da Fase 1 prontos para iniciar testes de mercado e evoluir para tracionar na próxima rodada do programa”.

O discente Danilo acrescenta que participar do projeto já é uma grande conquista e que está atualmente desenvolvendo o projeto com muita dedicação e torcendo para ser um dos selecionados entre os 300 que seguirão para o segundo ciclo. Por fim, a professora da ECT Salete Martins e seu orientando, Miguel Higino, também estiveram presentes no evento representando um projeto vinculado ao Programa de Ciências e Engenharia de Materiais, que trata-se de um nano-curativo inteligente que acelera a regeneração da pele com liberação controlada de fármacos.

Esses e os demais projetos avançam para as próximas etapas do programa, que envolvem capacitação em empreendedorismo e acesso a recursos financeiros para desenvolvimento e escalonamento das soluções. O desempenho expressivo do PPgCTI nesta edição dá continuidade ao reconhecimento já alcançado na primeira edição do Catalisa ICT, em 2021, quando seis projetos de discentes foram aprovados.

Para a professora Zulmara, membro do corpo docente do PPgCTI e integrante de projetos aprovados no edital vigente do Catalisa, esse desempenho “é reflexo do amadurecimento institucional do PPgCTI em torno de sua missão, centrada em difundir a cultura da inovação, com foco no desenvolvimento e, sobretudo, na implementação de soluções para situações-problema de natureza mercadológica, organizacional e social”.

Confira abaixo os pesquisadores vinculados à ECT e ao PPgCTI que tiveram seus projetos selecionados:

  • Adley Antonini Neves de Lima (Docente do PPgCTI).
  • Anderson Kley B. Câmara Pinheiro (discente do PPgCTI; Orientador: Cristiano Alves da Silva).
  • Bianca Monike Oliveira de Araújo (discente do PPgCTI; Orientadora: Luciana Figueiredo de Lopes Lucena).
  • Célia Regina Lima Buarque de Souza  (discente do PPgCTI; Orientadora: Zulmara Virgínia de Carvalho).
  • Helton Maia Peixoto (Docente do PPgCTI).
  • Horácio Betcel Guimarães (Egresso do PPgCTI).
  • Idamylton Garcia Cunha  (discente do PPgCTI; Orientadora: Carlos Alexandre Camargo de Abreu).
  • José Geraldo Soares Durães Júnior  (discente do PPgCTI; Orientador: Carlos Alexandre Camargo de Abreu).
  • José Veraldo Alves Neto (discente do PPgCTI; Orientadora: Zulmara Virgínia de Carvalho).
  • Leiliane de Albuquerque Dantas (discente do PPgCTI; Orientador: Orivaldo Vieira de Santana Junior).
  • Luis Gustavo Ferreira Braga (discente do PPgCTI; Orientador: Henrique Rocha de Medeiros).
  • Mauro Oruam (Egresso do PPgCTI).
  • Orivaldo Vieira de Santana Junior (Docente do PPgCTI).
  • Rita de Cássia Gomes de Carvalho (discente do PPgCTI; Orientador: Jamerson Viegas Queiroz).
  • Zulmara Virgínia de Carvalho (Docente do PPgCTI).

 

Conheça mais sobre o Catalisa ICT na página do programa.