ECT oferta aulões de matemática básica

Escrito por: Vitória Lago | Publicado em: 23 de março de 2023

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) está com inscrições abertas para cursos de matemática básica. Sob coordenação da professora Simone Batista, os aulões acontecem aos sábados, de forma presencial, e têm duração de 4h cada. Álgebra básica, funções polinomiais e trigonometria estão entre os assuntos abordados. A atividade é voltada para estudantes universitários, bem como alunos dos últimos anos do ensino médio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via Sigaa.

O projeto existe desde 2022 e surgiu a partir da observação das dificuldades apresentadas em matemática básica pelos alunos que ingressam na faculdade. Diferentemente da edição anterior, este ano as atividades foram divididas por temas, para que os alunos que têm dificuldade em um tópico específico possam se inscrever apenas no assunto que mais os interessa.

Simone conta que espera com as aulas, diminuir a reprovação e desistência das disciplinas iniciais nesses cursos, na ECT por exemplo, diminuir a reprovação e desistência de disciplinas como Pré-Cálculo, Vetores e Geometria Analítica ( VGA) e Cálculo I. Além disso, espera ajudar também alunos do ensino médio que estão se preparando para ingressar em uma universidade, principalmente em cursos de ciências exatas.

Os aulões estão previstos para iniciar no próximo sábado, 01 de abril, mas, caso a paralisação das atividades presenciais na UFRN permaneça, os inscritos serão avisados em seus e-mails sobre qualquer mudança referente às datas do projeto.

Confira os temas que serão abordados ao longo de todo o curso:

• Tópico 1: Números racionais, Operações com frações, Múltiplos e divisores, Números irracionais, Dízimas Periódicas, Porcentagem e Regra de três simples e composta.
  • Tópico 2: Funções polinomiais em geral, Propriedades e Gráficos, Divisão de polinômios e Raízes de polinômios.
  • Tópico 3:  Ângulos, Graus e Radianos, Triângulos, Senos e Cossenos, Tangente, secante, cossecante, cotangente, funções trigonométricas, Identidades trigonométricas e Utilização de trigonometria nos problemas básicos de engenharia.