A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) promove nos dias 13 e 17 de junho o workshop intitulado “Pitch &…
De 12 a 14 de maio, aconteceu a sétima edição do Encontro de Computação do Oeste Potiguar (ECOP), promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Campus de Pau dos Ferros. O evento, que ocorre anualmente desde 2016, é um espaço de incentivo à formação de novos talentos, contribuindo diretamente para o avanço da computação no desenvolvimento regional e nacional. Nesta edição, a Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) marcou presença através da participação do projeto “Um Robô por Aluno” (URA) e a apresentação do professor Aquiles Burlamaqui como palestrante.
No evento, o projeto de extensão URA, ministrou uma oficina sobre robótica, loT e STEAM. Em seguida, realizou uma dinâmica de apresentação com a equipe do projeto, monitores do evento e participantes. O projeto se compromete em promover o impacto da democratização da robótica e da tecnologia em sala de aula. “Poder levar a mensagem de que a ciência pode ser acessível, de que a tecnologia não pode ser privilégio de poucos e de que todos, onde quer que estejam, podem e devem ser protagonistas no mundo tecnológico no qual vivemos”, diz Emilly Maia, membro do projeto URA, sobre a importância de participar do evento levando conhecimento e aprendizado, propósito que move as iniciativas do URA.
Já o professor Aquiles Burlamaqui, com doutorado em engenharia da computação, foi responsável por uma palestra com o tema I.A, Metaverso e Robôs, onde abordou os avanços da inteligência artificial e suas formas de uso, especialmente no mercado e ambiente acadêmico. Como parte do seu conteúdo, citou projetos e pesquisas relacionadas ao tema e que foram desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): URA, Metaverso de áudio do projeto 10 Dimensões, Baile de Robôs e startups como o Faceponto — que usa IA para gestão de recursos humanos.
Convidado para fazer parte do Salão Empresarial, um dos painéis principais do evento, o professor Aquiles conta como foi compartilhar suas experiências ao lado de empresários locais e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE): “Pude falar sobre os programas de inovação ao qual oriento mestrado e doutorado, em especial ao PPgCTI — Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação — cuja meta consiste em fazer os alunos criarem startups assim como dar depoimento sobre algumas Startup que nasceram em nosso grupo como a Roboeduc e o Faceponto”.

Professor Aquiles Burlamaqui ministrou uma palestra sobre os avanços da tecnologia. Foto: arquivo pessoal.
Sobre o ECOP
O ECOP oferece uma programação abrangente, que inclui mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e competições tecnológicas. Além disso, se destaca por promover hackathons e maratonas de programação. Essas iniciativas visam fomentar a criatividade, o empreendedorismo e a conexão entre a academia e o mercado, impulsionando o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios tecnológicos. Dessa forma, o ECOP desempenha um papel estratégico no fortalecimento da pesquisa, inovação e empregabilidade, proporcionando a integração entre estudantes, professores e profissionais da área de computação e tecnologia.
O ECOP 2025 finaliza sua programação com participações especiais que reafirmam o impacto de projetos vinculados à ECT, sendo eles importantes criações para o nosso setor tecnológico e, deixa naqueles que participaram do evento, uma lembrança eterna de como estar em um lugar onde todos são motivados pela mesma necessidade de espalhar conhecimento, pode moldar um futuro melhor.