ECT promove curso de Álgebra Linear Intensivo

Espaços e subespaços vetoriais serão alguns dos temas abordados no evento.
Escrito por: Raylena Evelyn | Publicado em: 19 de maio de 2022

Acontece neste sábado, dia 21 de maio, o curso intensivo de Álgebra Linear promovido por alunos e professores da Escola de Ciências e Tecnologia. O evento, que vai até o dia 28 de maio, ocorrerá de maneira online, através da Plataforma Microsoft Teams, e terá como foco a revisão de Espaços Vetoriais Reais e seus Subespaços, além do estudo dos conceitos de base e dimensão.

Coordenada pela professora Lorena Ramos, a ação conta ainda com a participação do monitor Edson Maciel e dos bolsistas Affonso de Faria e Rhamon de Luna. O curso tem carga horária total de 5h e é dividido em dois momentos: aula síncrona expositiva (4h) e atividade assíncrona de sondagem (1h).

O curso pretende apresentar, de forma sucinta, os seguintes conteúdos: espaços vetoriais reais, com definição e principais exemplos clássicos; outros exemplos de espaços vetoriais não usuais; subespaços vetoriais, também com definição e principais exemplos; combinações lineares e espaços gerados; e, por fim, base e dimensão.

O público alvo são os discentes do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, que estejam cursando a disciplina de Álgebra Linear preferencialmente, e os alunos, ou egressos, dos cursos de Ciências Exatas, Engenharias e Ciências e Tecnologia de outras universidades.

A inscrição deve ser feita na página do evento no SIGAA. Confira abaixo a programação completa:

21 de maio

– De 8h até 10h: Espaços Vetoriais Reais

• Rn,
  • Pn,
  • Espaço de funções,
  • Espaços de matrizes,
  • Espaços das sequências infinitas,
  • Outros espaços com operações não usuais.

10h até 10h30:

• Intervalo

10h30 até 12h30: Subespaços

• Exemplos em espaços reais com operações usuais e não usuais,
  • Combinações lineares,
  • Base e dimensão.

28 de maio

• Encerramento do prazo para envio da atividade de sondagem (janela de 60 minutos para realização).